JULHO,2025 – Iniciativa inédita leva ciência e empreendedorismo para dentro de um dos principais eventos rurais de São Paulo
De 9 a 13 de julho, no Centro de Eventos ‘Antônio Carlos Prado Baptista’, o município de Batatais (SP) sedia a 48ª edição da Festa do Leite, um dos eventos mais tradicionais do agronegócio paulista. Neste ano, a programação conta com uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a participação inédita do SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia, que leva ao evento uma seleção de empresas com soluções tecnológicas voltadas à gestão, sustentabilidade e automação no campo.
A iniciativa conecta sete agritechs do ecossistema do Parque Tecnológico a produtores rurais, cooperativas e instituições do setor. “A presença na Festa do Leite nos aproxima dos desafios reais da produção e nos permite validar, ajustar e desenvolver tecnologias que respondam com efetividade às necessidades do campo”, afirma Camila Dell’Agostinho, pesquisadora estratégica em agronegócio do SUPERA Parque.
Com um estande voltado ao diálogo e à troca de experiências, a iniciativa fomenta parcerias, amplia oportunidades de negócios e posiciona o Parque Tecnológico como um elo significativo entre ciência e produtividade rural. “Ao integrar inovação ao cotidiano do produtor, ampliamos o alcance das soluções desenvolvidas dentro do SUPERA Parque e fortalecemos um ecossistema onde o avanço tecnológico é construído a partir da escuta ativa do setor”, destaca Camila Dell’Agostinho.
As empresas participantes desenvolvem soluções diretamente aplicáveis à produção e gestão no campo e apresentarão tecnologias inovadoras durante o evento. São elas: Kimera Biotecnologia, IA Sense, IDGEO, Pinatech, Ecobiotech/AnandaViva, OrganoLife e ManejAÍ.
Além da exposição no estande, seis dessas startups ministrarão palestras no espaço técnico da feira, na Casa do Criador:
- ManejAÍ – startup que atua no desenvolvimento de tecnologias para bovinos, representada pela CEO Dra. Maria Lúcia Pereira Lima, apresentará uma abordagem da “Zootecnia 4.0 e 5.0 no campo”. Dia 09/07 às 14:00.
- Kimera Biotecnologia – startup residente da SUPERA Incubadora, atua no desenvolvimento, melhoria e produção de biomoléculas recombinantes visando o melhoramento em reprodução e saúde animal, representada pelo CTO Camillo Del Cistia Andrade e pela CEO Mayb Andrade, apresentará “Biotecnologia na reprodução animal”. Dia 09/07 às 15:00.
- Ecobiotech/AnandaViva – startup residente da SUPERA Incubadora que desenvolve soluções com base em biochar, remineralizadores e microrganismos eficientes para promover a descarbonização da agricultura e regeneração dos solos. Durval Quintanilha, fundador da AnandaViva, apresentará o tema ”Descarbonizando a Produção de Leite Biochar, Microrganismos e Pós de Rocha a Favor do Campo”. Dia 10/07 às 14:00.
- IDGEO – empresa presente no ecossistema do SUPERA Parque apresenta soluções que combinam sistema de reconhecimento de campo, mapeamento de precisão baseado em drones e projetos de agricultura de precisão. O CEO Ronan Campos ministrará a palestra “ Tecnologias para recuperação de pastagens”. Dia 10/07, às 15:00.
- Organo Life – startup residente da SUPERA Incubadora apresenta produtos 100 % veganos para Pets. Sua fundadora Ana Carolina Cintra apresentará a palestra “Saúde canina e cosméticos”. Dia 11/07, às 14:00. E logo na sequência, às 15:00, Marcela Fuga Antunes Cardoso ministrará a palestra sobre “Direito digital para startups”.
- IA Sense – startup da SUPERA Incubadora, possui soluções que buscam impulsionar a transformação digital dos clientes por meio de conhecimentos científicos e tecnologias de Inteligência Artificial, Visão Computacional, Análise de Dados (Big Data), Computação em Nuvem, Internet das Coisas (IoT) e Web Apps, representado pelo CEO Éder Aparecido de Paula, apresentará as suas soluções tecnológicas que abordará “Inteligência Artificial e sensores na produção rural”. Dia 12/05 às 09:30.
“A presença no evento representa um passo estratégico para tornar esses encontros regionais em plataformas reais de validação e expansão da inovação rural. A expectativa agora é que essa aproximação gere novos projetos, rodadas de investimentos e melhorias contínuas nos modelos de negócio voltados ao setor”, afirma a pesquisadora do SUPERA Parque.
Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque é uma iniciativa conjunta da Universidade de São Paulo (USP) e da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Atualmente, abriga 79 empresas, sendo 44 incubadas e 35 instaladas no Condomínio de Inovação. O Parque está em fase de expansão, com novos lotes em processo de ocupação e a recente inauguração do Container Park, complexo que inclui módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e uma unidade do UP Lab SENAI. Saiba mais: superaparque.com.br.
Assessoria de Imprensa – SUPERA Parque | AIS COMUNICAÇÃO
Ligia Gabrielli – (41) 98700-2363