parque@superaparque.com.br

+55 16 3315 - 0303

+55 16 3315 - 0735

Supera Parque sedia workshop sobre certificações de Produtos Eletromédicos

Evento, que acontece dia 2, é destinado aos representantes da indústria médica e odontológica

 

As Certificações de produtos eletromédicos serão o assunto abordado no workshop que será realizado dia 2, no Supera Parque de Inovação e Tecnologia. O evento gratuito é voltado para representantes das indústrias que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde de Ribeirão Preto e região.

Promovido pelo APL da Saúde e pelo IBEC (Instituto Brasileiro de Ensaios de Conformidade), com apoio da Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde), gestora do Supera Parque, o workshop terá início às 8h30. Na oportunidade, serão ministradas pelos gerentes de Produção, Rodrigo Andrietta, e Comercial, Carlos Eduardo Delalibera, ambos do IBEC, abordando as mudanças na terceira edição da norma geral e gerenciamentos de riscos.

“O objetivo do workshop é atualizar as empresas de equipamentos médicos e odontológicos sobre as mudanças recentes relacionadas às normas que determinam os padrões de qualidades de produtos eletromédicos”, explica Reinaldo Igarashi, Gerente Executivo do APL.

O coordenador do Supera Centro de Tecnologia, Erico Moreli, explica que as certificações dos Produtos Eletromédicos são obrigatórias para a indústria, principalmente, para quem deseja vender para o mercado europeu e para os Estados Unidos. “A atual norma para certificação de equipamentos eletromédicos está vigente desde janeiro de 2015, entretanto, muitas empresas certificaram seus produtos, antes desta data, na versão antiga”, enfatiza.

De acordo com Moreli, as empresas que possuem certificação anterior a atual norma podem comercializar seus produtos no Brasil até a vigência da certificação, mas estão impedidas de exportar seus produtos, uma vez que o mercado internacional exige a certificação na norma atual. “Com a desvalorização do real frente ao dólar e ao euro, é grande o interesse da indústria médica para certificar seus produtos na nova norma, buscando o incremento das vendas através das exportações”, enfatiza Moreli.

Inscrições podem ser feitas pelo e-mail apldasaude@gmail.com.

 

Agenda

8h30 – 9h00: Apresentação APL da Saúde e IBEC
9h00 – 10h15: Mudanças na terceira edição da norma geral
10h15 – 10h30: Coffee-break
10h30 – 11h45: Gerenciamento de Riscos
11h45 – 12h15: Dúvidas e esclarecimentos

 

Sobre a Fipase

A Fipase – Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde, foi criada em 2001, por meio de lei municipal. A Fundação atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos.

Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. É por meio da Fundação que o Supera Parque de Inovação e Tecnologia e a Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica promovem ações de incentivo ao empreendedorismo e à inovação em Ribeirão Preto e região. Conheça:

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do  Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 50 empresas instaladas no Parque, sendo 40 delas na Supera Incubadora e 10 empreendimentos no Centro de Negócios.

APL da Saúde

O APL da Indústria da Saúde é uma associação empresarial que tem como objetivo aumentar a competitividade de seus associados. Com aproximadamente 30 empresas associadas de Ribeirão Preto e região, o APL tem o apoio da Fipase, de órgãos do governo de São Paulo, da ABDI, SEBRAE e CIESP.

O APL está organizado em grupos setoriais e desenvolve atividades em áreas como: assuntos regulatórios; compras conjuntas e logística; gestão e qualificação de pessoas; e promoção comercial e eventos.

 

Informações para a Imprensa

Medialink Comunicação – (11) 3817-2131
Raul Fagundes – raul.fagundes@medialink.com.br
Ana Cunha – ana.cunha@medialink.com.br | (16) 98152-0398