Empresas participam do Programa de Incubação Cruzada Brasil-México, promovido pela Anprotec e receberão treinamentos e mentorias
No mês de agosto, o SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia receberá cinco startups mexicanas que virão ao Brasil por meio do Programa de Incubação Cruzada Brasil-México, promovido pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores). O programa, que prevê também que startups brasileiras façam uma imersão no ecossistema de inovação mexicano, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento e a expansão dos negócios internacionais de empresas dos dois países nos setores de Agtech e Foodtech.
O programa é uma parceria com a Embaixada do Brasil no México, o Instituto de Inovação, Ciência e Empreendedorismo para a Competitividade, do Governo do Estado de Guanajuato dos Estados Unidos Mexicanos “IDEA GTO”, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com o apoio do Programa Diplomacia da Inovação (Ministério das Relações Exteriores).
Eduardo Cicconi, gerente do SUPERA Parque, explica que o complexo tecnológico irá coordenar uma agenda executiva com uma programação voltada ao Softlanding e ao desenvolvimento de novos negócios para as startups mexicanas no Brasil. “O Parque tem uma ampla experiência em promover a conexão de empresas internacionais com entidades brasileiras por meio do nosso International Office. A ideia é que possamos estreitar relações com as startups mexicanas e gerar novas oportunidades de parcerias e negócios entre os dois países”, diz.
Ao todo, foram selecionados cinco empreendimentos inovadores de cada país, que estão em fase de scale-up e operando nos setores de Agritech e/ou Foodtech. Dentre as empresas brasileiras, duas são assistidas pelo SUPERA Parque: Decoy Smart Control (startup de biotecnologia focada na pesquisa de produtos para o controle de pragas) e By My Cell (startup de Biotecnologia focada em Genômica e Big Data).
O programa tem como foco oferecer às startups selecionadas um contato privilegiado com o ambiente de inovação de cada país, como um exercício dedicado a acelerar a internacionalização dos produtos, processos e serviços de empresas inovadoras.
Parque Tecnológico de Ribeirão Preto executará programa
O SUPERA Parque participou de uma seleção que avaliou os ambientes de inovação inscritos e foi selecionado para participar da etapa que tem como objetivo fomentar a cultura de internacionalização e a geração de negócios nas áreas de Agritech e Foodtech, de modo a apoiar as empresas mexicanas que farão a imersão no Brasil.
Na agenda executiva, que terá duração de uma semana, as empresas mexicanas receberão treinamento em Business Model Canvas; Como Fazer um Pitch para o Mercado Brasileiro; Como Fazer Negócio no Mercado Brasileiro; Mentorias; além de participar da identificação, prospecção e agendamento de reuniões técnicas e/ou comerciais entre empresas brasileiras e mexicanas. Além disso, no fim da semana de imersão, os participantes terão a oportunidade de participar de um Demoday com sessões de pitch para uma banca avaliadora especializada no setor.
International Office
Vinculado ao SUPERA Parque, o Escritório Internacional (International Office) é o departamento responsável pelas atividades que envolvem o cenário internacional, seja para empresas associadas ao Parque Tecnológico que desejam expandir suas atividades para o exterior quanto para empresas estrangeiras que querem expandir sua atuação para o Brasil.
O Programa de Softlanding auxilia as empresas no processo de internacionalização com orientação, estratégia de negócios, networking (conectando com outras instituições ou com contatos estratégicos para o desenvolvimento da empresa no mercado brasileiro) e adaptação a diferenças culturais. Atualmente o Programa conta com 7 empresas, sendo 3 representantes da Rússia, 3 representantes do Canadá e 1 da França.
SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 80 empresas instaladas no Parque, sendo: 53 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 27 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]