É a primeira parceria da instituição com um ambiente de inovação e tecnologia da América Latina; projeto inicia em março deste ano
Fomentar o ecossistema internacional de empreendedorismo e inovação. É com esse objetivo que o SUPERA Parque, em parceria com as instituições colombianas iNNpulsa Colombia (Agência de Fomento do governo colombiano) e BICTIA, inicia o projeto ALDEA Global 2023.
A iniciativa terá duas etapas: metodologia e capacitação. A primeira etapa que foi proposta é a de Transferência de Metodologia de Aceleração Internacional, na qual o SUPERA Parque realizará sessões de treinamento acerca do tema para transferir seu know how à BICTIA. Já a segunda etapa consiste na BICTIA que capacitará aceleradoras colombianas a fim de que possam proporcionar um potencial crescimento global dos empreendimentos colombianos em ecossistemas do mundo todo.
Para Saulo Rodrigues, gerente da Incubadora, o SUPERA Parque atuará como representante brasileiro que transferirá toda a metodologia de aceleração internacional à BICTIA. “Nos sentimos honrados por estarmos chegando a outros países transferindo nosso know how para agentes para que possam fortalecer suas capacidades técnicas e estratégicas”.
Ao longo de todo o projeto, que terá duração de oito meses, a equipe também fará uma imersão ao ecossistema brasileiro. O projeto será realizado pelo International Office, projeto de internacionalização do SUPERA Parque.
Sobre o International Office
Vinculado ao SUPERA Parque, o Escritório Internacional (International Office) é o departamento responsável pelas atividades que envolvem o cenário internacional, seja para empresas associadas ao Parque Tecnológico que desejam expandir suas atividades para o exterior quanto para empresas estrangeiras que querem expandir sua atuação para o Brasil.
O Programa de Softlanding auxilia as empresas no processo de internacionalização com orientação, estratégia de negócios, networking (conectando com outras instituições ou com contatos estratégicos para o desenvolvimento da empresa no mercado brasileiro) e adaptação a diferenças culturais. Atualmente o Programa conta com 5 empresas, sendo 3 representantes da Rússia, 1 representante da França e 1 da Grécia.
SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 74 empresas instaladas no Parque, sendo: 49 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 24 empreendimentos no Centro de Negócios e 01 empresa instalada no loteamento. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]