Programa tem objetivo de oferecer internet em áreas de ausência de cobertura
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia participou, no último dia 2, do lançamento regional do programa Internet para Todos, realizado no Palácio Rio Branco, em Ribeirão Preto. O programa tem o objetivo de oferecer sinal de internet via satélite em áreas de ausência de cobertura na região de Ribeirão Preto.
A assinatura da adesão ao programa contou com a participação do ministro de Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.
O professor Adilton Carneiro, diretor presidente da Fipase, entidade gestora do Supera Parque, foi quem participou do evento e afirma que o programa desperta grandes oportunidades de negócios inovadores. “Principalmente programas voltados para a inclusão social, gestão tecnológica e robotização no setor da saúde e do agronegócio”, diz.
A intenção é que o programa seja ampliado para todo o território nacional até 2020, oferecendo o sinal de banda larga em escolas e hospitais públicos, por exemplo.
De acordo com dados do Ministério de Ciência, a conexão do Internet para Todos virá do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos do governo federal. O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita ao cidadão, mas a preços reduzidos.
O MCTIC vai firmar convênios com as prefeituras para a instalação de antenas por empresas credenciadas. A expectativa é que as primeiras antenas sejam instaladas na primeira quinzena de maio.
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 71 empresas instaladas no Parque, sendo: 52 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 4 na aceleradora SEVNA Startups.
Informações para a Imprensa
Medialink Comunicação – (11) 3817-2131
Raul Fagundes – [email protected]
Ana Cunha – [email protected] | (16) 98152-0398