Objetivo é transmitir conceitos profissionais e de cidadania para alunos da rede pública
Pelo terceiro ano consecutivo, o Supera Parque de Inovação e Tecnologia, é um dos parceiros do programa socioeducativo Projete. O objetivo do projeto é transmitir conceitos básicos sobre empregabilidade, educação financeira, empreendedorismo, desenvolvimento profissional cidadania para estudantes da rede pública. A aula inaugural aconteceu no último dia 5.
O projeto, que teve início em 2013, tem constatado crescimento no número de participantes: em 2017, foram 100 participantes, de diferentes escolas públicas, sendo que 25 deles participavam das aulas no Supera Parque – em sua maioria alunos da Escola Estadual Jardim Paiva II. Em 2018, serão 150 alunos participantes, sendo que o Parque Tecnológico receberá 30 deles.. “O Supera Parque tem como um dos seus princípios contribuir para o desenvolvimento econômico e social da cidade, incentivando o habitat inovador e empreendedor. Com isso, tivemos acesso ao Projete que é uma parceria com a iniciativa privada de Ribeirão Preto”, explica Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque.
De acordo com o gerente, a participação deve-se à sinergia entre a proposta apresentada pelo projeto e os objetivos do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. “Acreditamos que podemos contribuir de forma positiva. Nada mais justo que compartilharmos o nosso conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento futuro de novos jovens profissionais”, diz.
O projeto prevê que sejam realizados 22 encontros, aos sábados, no Parque Tecnológico e na Unidade Lafaiete do Grupo SEBCOC. Durante as aulas, os alunos receberão orientação e mentoria de voluntários que irão compartilhar suas experiências profissionais.
Cicconi explica que a ideia da participação do Supera Parque tem como objetivo ampliar a visão dos estudantes sobre as suas próprias possibilidades. “Para muitas pessoas, pesquisa, inovação e empreendedorismo parece algo distante da realidade em que vivem. Talvez, alguns deles até acabem se desviando dos seus sonhos por não acreditarem que têm um futuro. Nós queremos reforçar que se dedicando aos estudos, ao desenvolvimento de boas ideias, e acreditando nos seus próprios talentos, que esses estudantes poderão ter um futuro brilhante”.
Resultados
O gerente do Supera Parque de Inovação e Tecnologia destaca que o Projete tem apresentado resultados positivos. “Vários jovens que conquistaram o seu primeiro emprego como menores aprendizes ou conseguiram estágios em suas áreas de interesse. Acreditamos que o Projete possibilita que os mesmos desenvolvam diversas habilidades para suas vidas, inclusive no âmbito profissional”, diz.
Entre os jovens que passaram pelo Projete e ingressaram no mercado de trabalho, temos como exemplo a Andressa Alves Reis, ex- jovem do Projete, que hoje trabalha como Estagiária na área de assessoria jurídica no próprio Supera Parque. “O Projete foi a oportunidade mais incrível que eu já tive. É inexplicável como o curso foi essencial em várias áreas da minha vida, como na escolha do curso de Direito, no estágio que faço no Supera Parque através da parceria com o Projete. Imensa gratidão a todos os colaboradores e parceiros.”
Sobre o Projete
O Projete é um programa socioeducativo gratuito, fruto da parceria entre as empresas Alliage, Grupo Lago San, Grupo Maubisa, Laure, Volpon e Defina, PwC, Santa Emília Caminhões, Supera, ValorUp, Digitalnet, RP Capital, Happening, Urben, Ourofino e Escola SEB. A coordenação pedagógica é da United Way Brasil. Conta com o apoio da Pontue, Vox2you, ZPP ideias, Grupo RS, Água Doce Cachaçaria, Faculdade Estácio, Pensare, ARF Formaturas e PIXXIS Comunicação e Marketing. A iniciativa qualifica dezenas de alunos do ensino médio de escolas públicas de Ribeirão Preto, para o mercado de trabalho, a partir de conceitos de educação financeira, empreendedorismo, empregabilidade, desenvolvimento profissional e cidadania. Acesse: www.projeteofuturo.com.br.
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 74 empresas instaladas no Parque, sendo: 52 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 7 na aceleradora SEVNA Startups.
Informações para a Imprensa
Medialink Comunicação – (11) 3817-2131
Raul Fagundes – [email protected]
Ana Cunha – [email protected] | (16) 98152-0398