Objetivo é capacitar gestores públicos para a criação de políticas públicas utilizando métodos e ferramentas inovadoras além de criar uma rede de cooperação com gestores britânicos
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia participou, entre os dias 18 e 23 de novembro de 2018, do Programa Acelerador Global de Políticas de Inovação, em Londres, no Reino Unido. O programa tem como objetivo capacitar e formar gestores públicos para trabalhar na área da inovação, fornecendo ferramentas que facilitem o desenvolvimento de competências.
A iniciativa é da Nesta (National Endowment for Science Technology and Arts), entidade ligada ao fundo Newton de Fomento à inovação, e da Wylinka, parceira nacional do Programa no Brasil. “O programa é uma aceleração voltada para o desenvolvimento de políticas públicas que têm como foco pontos de carências dos países participantes, identificados pelos organizadores. No Brasil, foi identificado que existe, entre outros problemas, um déficit em políticas voltadas para a educação empreendedora e é neste ponto que iremos trabalhar”, explica Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica.
O encontro foi a primeira parte do programa, que terá duração de 9 meses, finalizando em agosto de 2019. “Foi uma semana intensiva e imersiva de conteúdo para poder entender se o projeto que vamos desenvolver realmente faz sentido e também para que pudéssemos elaborar um planejamento para os próximos passos”, enfatiza.
O programa de Aceleração foi executado em outros países e tem como principais resultados a formação de rede de cooperação entre gestores públicos nacionais e britânicos; o aprimoramento de capacidades na formulação de políticas públicas para Inovação em todos os participantes e suas instituições; e, o desenvolvimento de politicas públicas relevantes aos principais desafios enfrentados pelo ecossistema nacional de inovação.
O gerente da Supera Incubadora avalia a participação no programa como positiva, já que promove a atualização de conteúdo e capacitação sobre as principais ferramentas de inovação. Também coloca o Supera Parque como um dos protagonistas no cenário brasileiro de inovação e empreendedorismo.
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 75 empresas instaladas no Parque, sendo: 53 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 14 empreendimentos no Centro de Negócios e 8 na aceleradora SEVNA Startup.
Informações para Imprensa
Medialink Comunicação, Fone: (11) 3817-2131
Raul Fagundes Neto, [email protected]
Ana Cunha, [email protected]