Supera Parque participa de convenção internacional de biotecnologia

Supera Parque de Inovação e Tecnologia participou, na última semana, da BIO International Convention, na Filadélfia (EUA). A feira acontece todos os anos com a participação de líderes da indústria de mais de 65 países, compartilhando ideias, experiência,

 

O objetivo da participação foi atualizar conhecimento, ampliar o networking e captar possíveis parceiros para o Parque Tecnológico e para as empresas incubadas e que atuam na área de biotecnologia. “Antes do embarque, nós reunimos as empresas do Parque para que elas pudessem apresentar suas expectativas e demandas para a feira. As nossas empresas buscavam desde parceiros para o desenvolvimento de projetos, até materiais específicos como nanotubos, que não encontramos no Brasil”, explica Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica. “O Parque Tecnológico gerou interesse de empreendedores que têm interesse em vir conhecer nossa estrutura Com resultado pós-evento, já temos algumas das nossas empresas iniciando conversas com empresas estrangeiras para possíveis parcerias futuras”, revela Rodrigues. Além da interação com outros participantes, o Parque Tecnológico de Ribeirão Preto foi tema de palestra durante a sessão Global Innovation Hubs. “O Supera Parque foi a única instituição brasileira a participar nessa modalidade. Falamos sobre as principais características do trabalho desenvolvido no Parque, principalmente nas áreas de biotecnologia e life sciences”, explica o gerente da Incubadora. Dentro do modelo proposto pela organização, Rodrigues apresentou as cinco principais características do Parque, capazes de despertar o interesse de outras instituições e promover novas cooperações técnicas e novas parcerias. “Uma das características que ressaltamos é o papel do Parque na promoção de pesquisas, desenvolvimento e inovação e que tem como característica a sinergia entre a universidade, empresas e governo”, diz. A BIO International Convention é a maior feira de biotecnologia do mundo e, neste ano, reuniu mais de 15 mil visitantes. Foram mais de 1,7 mil expositores, em quatro dias de evento.

Supera Parque O Parque Tecnológico de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde, Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Nele, estão instalados a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Centro de Negócios. Entre incubadora e centro de negócios, já são 40 as empresas instaladas no Parque, atuantes nas áreas: de biotecnologia, medicina humana e veterinária, tecnologia da informação, além de empresas no ramo de equipamentos médico-hospitalares, odontológicos e instrumentação.

 

Fipase – A Fipase, criada em 2001, por meio de lei municipal, atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos. Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico.