Setembro 2025 – Credenciamento reconhece a trajetória da instituição em programas como Softlanding e PEIEX, com resultados efetivos para empresas em internacionalização.
O Tecnova III, iniciativa da FAPESP em parceria com a Finep, busca impulsionar startups brasileiras com investimentos e suporte estratégico, destacando a internacionalização como fator para ampliar a competitividade. Entre as etapas do programa, as empresas selecionadas escolherão uma organização credenciada para conduzir esse processo — no qual o SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto está entre as instituições habilitadas para a missão.
Atuando na inserção de negócios em mercados externos desde 2012, o SUPERA Parque já apoiou mais de 35 startups brasileiras e acompanhou mais de 25 projetos de empresas estrangeiras no Brasil por meio do seu Programa de Softlanding. Essa trajetória é fortalecida pela rede global construída ao longo de anos de participação em iniciativas de fomento à expansão internacional.
Como operador do PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil, o SUPERA Parque por meio de diagnósticos e acompanhamento especializado, auxiliou e capacitou mais de 175 empresas a se estruturarem no comércio exterior.
Conectando startups locais a parceiros e investidores no exterior, o International Office do SUPERA é o núcleo responsável por consolidar a presença das startups no cenário internacional. Unindo conhecimento técnico, metodologias especializadas e rede mundial de contatos, o setor garante a inserção global de forma segura e sustentável.
“No International Office, cada etapa da expansão global é acompanhada de perto, desde a preparação inicial até a validação em mercados externos. A vivência acumulada em programas como o Softlanding e o PEIEX consolidou o SUPERA como referência nesse campo, oferecendo às startups a confiança necessária para transformar seus projetos em negócios competitivos além das fronteiras”, destaca Henrique dos Reis, Coordenador do International Office do SUPERA Parque.
Segundo Reis, a intenção é sempre contribuir para superar desafios como: a adequação regulatória, validação de produtos em mercados distintos e principalmente a conexão com parceiros e clientes no estabelecimento de uma rede de formação confiável.
O SUPERA Parque desenvolveu processos para acarretar oportunidades e reduzir o impacto dos obstáculos naturais para aqueles que decidem levar suas soluções a novos mercados globais.
A expansão a diferentes mercados abre possibilidades de conexão a padrões globais de inovação, além de impulsionar as startups a maior competitividade, assim fortalecendo sua presença no mercado interno. Para o SUPERA, o processo é essencial para empreendedores acessarem novas cadeias de valor e construir soluções de impacto global.
“Vivenciar a inserção internacional dá às startups brasileiras mais robustez e preparo para competir. O Tecnova III reforça esse movimento ao oferecer recursos e apoio para que as empresas validem suas soluções em ecossistemas globais e acelerem sua curva de aprendizado”, resume Reis.
O Tecnova III se integra à missão do SUPERA Parque de impulsionar o crescimento econômico regional por meio da inovação. Ao apoiar startups no processo de expansão global, o Parque contribui para geração de empregos, atração de investimentos e a competitividade local.
Com trajetória consolidada em programas de internacionalização e uma rede ativa em mais de 15 países, o SUPERA se reafirma como especialista no apoio a negócios inovadores que desejam expandir suas fronteiras. Atuando como referência nacional em transformar conhecimento em resultados concretos para empreendedores e para a economia.
Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque, fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Universidade de São Paulo, possui ao todo 90 empresas instaladas, sendo 55 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 35 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais sete já estão em processo de ocupação, além do recém-inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab SENAI. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site: http://superaparque.com.br/.
Sobre o International Office – SUPERA Parque
O International Office, vinculado ao SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia, é o núcleo responsável por fomentar a atuação global das empresas conectadas ao ecossistema do Parque. Atua como elo entre o Brasil e o mundo, apoiando startups brasileiras em seus processos de internacionalização e recebendo empresas estrangeiras interessadas em explorar e ingressar no mercado nacional. Entre suas frentes de atuação, destacam-se a articulação com parceiros estratégicos, a participação em chamadas internacionais e a busca ativa por oportunidades de fomento global para projetos inovadores.
Por meio dos seus Programas, o International Office oferece suporte completo às empresas que buscam expandir sua presença internacional — desde a orientação estratégica e estruturação jurídica até o networking qualificado e a adaptação cultural. Sua atuação tem sido essencial para acelerar o processo de expansão internacional das startups vinculadas ao Parque, reforçando o papel do SUPERA como hub de inovação conectado aos principais pólos de ciência, tecnologia e empreendedorismo do mundo.
AIS Comunicação – assessoria de imprensa SUPERA Parque
Ligia Gabrielli | (41) 98700-2363