parque@superaparque.com.br

+55 16 3315 - 0303

+55 16 3315 - 0735

SUPERA Parque assina concessão de lotes do Condomínio da Inovação para startups InSitu e Yosen

Terrenos, que somam 5 mil m², receberão plantas de produção, pesquisa, desenvolvimento e inovação

 

O SUPERA Parque assinou no dia 1 de agosto a concessão dos lotes 18 e 44 do seu Condomínio da Inovação em favor das startups Yosen Nanotechnology e InSitu. Com isso, as empresas, que passaram pelo processo de incubação da SUPERA Incubadora e hoje estão localizadas no Centro de Negócios do complexo tecnológico, darão início à construção de suas plantas de produção e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área dos lotes do Parque.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do prefeito municipal Duarte Nogueira, do presidente do SUPERA, Sandro Scarpelini, e do vice coordenador da Agência USP de Inovação, Professor Dr. Emanuel Carrilho A concessão dos terrenos foi definida por meio de licitação por um prazo de 20 anos, renováveis por mais 20.

Carolina Caliari, CEO da In Situ, afirmou que o investimento em prédio próprio dentro do Parque Tecnológico é fundamental para o crescimento da empresa. “Estamos num ambiente de muito incentivo e troca. Essa expansão vai permitir o desenvolvimento de novos produtos de tecnologia nacional que em breve estarão disponíveis para a população brasileira”. A empresa irá se instalar em um terreno de 800 metros quadrados.

Já o CEO da Yosen, Gustavo Cadurim de Oliveira, afirmou que o momento de expansão da empresa é motivo de orgulho. “Estar em um ambiente de inovação, que faz a ponte entre a academia e o mercado, é algo importante para a nossa empresa. Contamos com a parceria da USP, da Prefeitura de Ribeirão Preto e do Supera Parque para seguir crescendo”. O lote escolhido pela empresa tem 4,1mil metros quadrados.

 

Novos investimentos

Ainda em 2023, será lançado novo edital de concessão de lotes do SUPERA Parque a empresas. Podem participar quaisquer empresas, desde que comprovem o desenvolvimento de produtos e processos inovadores.

Durante a cerimônia de assinatura dos contratos, o prefeito Duarte Nogueira anunciou investimentos de mais de R$ 10 milhões para ampliar a área urbanizada do condomínio da inovação do SUPERA Parque, aumentando a  capacidade de fomento a empresas. “A ideia é triplicar a área com infraestrutura para a recepção de novas empresas de natureza tecnológica, sobretudo na área da saúde, para a qual temos vocação natural, além de tantas outras. Assim, além de gerar postos de trabalho qualificados neste segmento, fortalecemos cada vez mais nossa região como referência para o ecossistema de tecnologia e empreendedorismo”, declarou.

 

Sobre as empresas

A Yosen utiliza nanotecnologia para a produção de sistemas de liberação lipídicos, que são adicionados a suplementos de alta performance. A equipe da startup é formada por pesquisadores egressos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Ribeirão Preto (FCFRP-USP). Dentre os produtos desenvolvidos e fabricados pela empresa, estão a coenzima Q10, vitaminas D3 e B12 e a melatonina, o hormônio do sono.

A In Situ utiliza a terapia celular como ferramenta para a criação de produtos inovadores. Atualmente a empresa conta com três produtos em fase de P&D: o biocurativo produzido por impressão 3D de células-tronco, destinado ao tratamento de feridas crônicas e queimaduras graves; a pomada de nano-vesículas extracelulares, destinada ao tratamento de feridas menos complexas e cicatrizes; e o bioenxerto 3D, destinado ao tratamento de recessão gengival.

 

SUPERA Parque

O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 80 empresas instaladas no Parque, sendo: 53 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 27 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.

 

Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos

Ana Cunha | (16) 99322.8972 | ana@skycomunicacao.jor.br
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | caio@skycomunicacao.jor.br