Coordenado pelo Centro de Tecnologia e em parceria com o Hemocentro, o projeto proporciona noções de ciência e tecnologia para alunos da rede básica de ensino
Alunos da rede básica de ensino de Ribeirão Preto estão aprendendo sobre conceitos de ciência e tecnologia com o Supera Parque de Inovação e Tecnologia, no projeto Pequeno Cientista. O projeto é desenvolvido pela Casa da Ciência do Hemocentro e atende alunos a partir de 12 anos de idade.
Durante os encontros, os adolescentes desenvolvem pequenos projetos de iniciação científica, orientado por pesquisadores. “Durante o semestre, um grupo de 11 alunos receberá orientações para que desenvolvam uma tecnologia utilizando conhecimentos de robótica. As aulas serão coordenadas pelo Centro de Tecnologia que, em parceria com a ESC21, mantém oficinas de robóticas de forma gratuita”. explica Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque.
Tamirys de Nova, responsável pelo Laboratório de Robótica, explica que os alunos serão orientados sobre robótica e programação, contando com um ambiente inovador proporcionado pelo Supera Parque. “Além disso, terão acesso aos laboratórios e contato com pessoas que já produzem tecnologia e vivem nesse ambiente no dia a dia”, enfatiza.
Durante as aulas, os alunos terão acesso aos robôs com interface de programação e poderão programá-los para pequenas ações como andar, girar ou dançar. “Eles serão estimulados a demonstrar criatividade, inserindo instruções de programação para que o robô cumpra determinadas tarefas a partir de uma situação problema”, diz Tamirys.
O projeto Pequeno Cientista acontece desde 2012. As orientações acontecem ao longo de 10 encontros com cerca de uma hora cada. Informações sobre o programa: http://www.casadaciencia.com.br/category/programas/pequeno.
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 63 empresas instaladas no Parque, sendo: 43 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 5 na aceleradora SEVNA Seed.
Informações para a Imprensa
Medialink Comunicação – (11) 3817-2131
Raul Fagundes – raul.fagundes@medialink.com.br
Ana Cunha – ana.cunha@medialink.com.br | (16) 98152-0398