SUPERA Parque abre inscrições para o Mapeamento do Ecossistema de Inovação 2024

Setembro, 2024 – Sexta edição do estudo visa mapear as transformações, desafios e tendências do ecossistema de inovação na região de Ribeirão Preto (SP), fortalecendo conexões e impulsionando a interação entre startups e agentes de inovação.

 

O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia, localizado em Ribeirão Preto, abriu oficialmente as inscrições para o Mapeamento do Ecossistema de Inovação 2024, que está em sua 6ª edição. Desde 2019, o estudo anual busca identificar e entender os diferentes participantes e iniciativas que compõem o ambiente regional de inovação, além de acompanhar as transformações, tendências e desafios enfrentados por esse ecossistema dinâmico.

 

As inscrições estão abertas até o dia 28 de outubro de 2024 e são voltadas para startups e agentes do ecossistema de inovação interessados em contribuir com o estudo, que se consolidou como uma referência importante para a análise do setor na região de Ribeirão Preto. As empresas podem se inscrever diretamente pelo link disponível na bio do Instagram do SUPERA Parque e ao final desta matéria.

 

O mapeamento anual promovido pelo SUPERA Parque tem como principal objetivo gerar um retrato detalhado das mudanças que ocorrem no ecossistema de inovação da região de Ribeirão Preto e seus 34 municípios vizinhos. Além disso, o estudo busca promover a integração entre empresas, pesquisadores, investidores e agentes públicos, criando um ambiente mais propício para a troca de informações e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

 

Eduardo Cicconi, gerente do SUPERA Parque, explica que o mapeamento é um processo detalhado que começa com a validação das startups mapeadas em edições anteriores e a identificação de novas empresas com potencial para integrar o ecossistema. “Para a realização do mapeamento, começamos checando a base de dados do ano anterior e validando quais empresas continuam com seus sites ou redes sociais ativas. Após essa etapa, fazemos uma busca por novas startups, verificamos se aquelas que não participaram anteriormente agora possuem os critérios necessários para participar. Ao final desse processo, a base de dados está pronta e pode ser utilizada para a construção de um dashboard, bem como para gerar insights e análises futuras em um eBook.”

 

Critérios de participação e abrangência

Todas as empresas com até 20 anos de existência, que atuem com soluções tecnológicas e inovadoras, possuam CNPJ ativo, e estejam situadas em algum dos 34 municípios da região de Ribeirão Preto podem participar do mapeamento. Além disso, é fundamental que essas empresas mantenham seus sites ou redes sociais atualizados, uma exigência para a inclusão no estudo.

 

De acordo com Cicconi, o estudo oferece mais do que visibilidade para as empresas participantes. Ele destaca que o mapeamento permite às startups conhecerem melhor as demais empresas e agentes que fazem parte do ambiente de inovação, o que pode abrir portas para novas parcerias e colaborações. “Para as startups, além das questões de visibilidade, também é uma oportunidade de conhecer melhor as empresas e atores que o ambiente de inovação possui, permitindo a troca de informações e fortalecendo a rede cada vez mais.”

 

Impactos no ecossistema regional

A cada edição, o Mapeamento do Ecossistema de Inovação do SUPERA Parque tem demonstrado ser uma ferramenta estratégica para compreender os movimentos e o crescimento do setor de inovação em Ribeirão Preto. As edições anteriores do estudo trouxeram à tona dados relevantes sobre os setores que têm ganhado maior destaque, as tecnologias mais utilizadas e as áreas em que as startups estão investindo seus esforços.

 

Com a 6ª edição, o SUPERA Parque pretende dar continuidade a essa análise detalhada e, também, identificar novas tendências que possam nortear o desenvolvimento das empresas nos próximos anos. Um dos aspectos mais valorizados pelo estudo é o acompanhamento do crescimento de tecnologias emergentes e como essas soluções estão sendo aplicadas no mercado.

 

Os relatórios gerados pelo mapeamento também têm o papel de transformar informações técnicas em uma leitura acessível e interativa, como explica Cicconi: “Os Estudos Setoriais são um programa que visa compreender o ecossistema empreendedor através dos números. Esses dados geram relatórios interativos e dinâmicos, transformando informações técnicas e difíceis em uma leitura simplificada, mas, ainda assim, completa.”

 

O papel do SUPERA Parque no fomento à inovação

Desde sua criação, o SUPERA Parque se posiciona como um importante centro de inovação no Brasil, não apenas em termos de infraestrutura, mas também por sua capacidade de reunir diferentes agentes do setor. O complexo tem sido um ponto de convergência para startups, universidades, centros de pesquisa, investidores e órgãos públicos, criando um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

 

O Mapeamento do Ecossistema de Inovação é uma das principais iniciativas do SUPERA Parque para fortalecer essas conexões e promover um ambiente de negócios mais integrado e inovador. “O SUPERA Parque tem como missão fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, oferecendo suporte físico e operacional, e acesso a uma rede de contatos e oportunidades que são fundamentais para o sucesso das startups”, afirma Cicconi.

 

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/DCshrEnF93VkMVSy6, e quaisquer dúvidas sobre o estudo podem ser encaminhadas ao email [email protected]

AIs. Comunicação e Estratégia

Ligia Gabrielli – (41) 98700-2363

Dimas Rodrigues – (41) 99159-4452

[email protected]