Supera Incubadora seleciona empreendedores mirins para programa de capacitação

Projeto Supera Educa é realizado em parceria com o Colégio Marista e já capacitou mais de 500 alunos em 5 anos. Banca acontece dia 30 de março

A Supera Incubadora de Empresas realiza, no dia 30 de março, mais uma seleção de empreendedores mirins para o programa Supera Educa, realizado em parceria com o Colégio Marista, de Ribeirão Preto. Participam do processo seletivo 25 alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental II e 1ª Série do Ensino Médio, com 9 diferentes projetos desenvolvidos ao longo do ano de 2015.

O programa Supera Educa está no 5º ano e já capacitou mais de 500 alunos. “O objetivo é introduzir aos alunos conceitos de empreendedorismo, empregabilidade e gerenciamento, desenvolvendo a iniciativa, criatividade e responsabilidade”, explica Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora.

Inspirado na Escola da Ponte, de Portugal, cuja metodologia é pautada no conceito “sem muros, sem professor”, o Supera Educa é pioneiro no desenvolvimento e capacitação do empreendedorismo entre alunos do ensino fundamental e médio. Nas aulas, que fazem parte da grade curricular do Colégio, os alunos têm contato com temas como o Espírito Empreendedor, Quebra de Paradigmas, Análise Econômica e Marketing, sempre com orientação de profissionais ligados ao Supera.

A banca examinadora será realizada às 19h30, no Teatro Marista, na Rua Marcodes Salgado 1280, em Ribeirão Preto.

Processo seletivo

Com orientação de profissionais, os alunos desenvolvem o projeto em três etapas: desenvolvimento do produto ou serviço criativo e inovador; plano de negócios; apresentação para a banca examinadora.

Os jurados convidados irão escolher os projetos que receberão apoio durante o período de um ano na incubadora mirim localizada dentro do próprio colégio. Serão avaliados critérios como grau de inovação, viabilidade de mercado e proposta de valor.

Entre as ideias apresentadas pelos alunos estão um caminhão de beleza inspirado em food trucks; uma plataforma online ao estilo Mercado Livre voltada a ferros velhos e uma plataforma tecnológica de alimentação a animais de estimação através de app. Os alunos também apostam em uma pulseira associada a um aplicativo para solucionar problemas de portadores de Alzheimer.

Neste ano, participam da banca examinadora Flávia Prado (agente de Inovação da Agência USP de Inovação); João Francisco Borin (presidente da Labtools); Murilo Dotti Garcia (sócio fundador da Zutti Cosméticos);  Renato César Luzenti (presidente da TAS – Geração de Tecnologia);  Thiago do Amaral Farina (sócio fundador da Siote); João Paulo Geroldo (sócio fundador da KidCare); Rodrigo Caldeira Ramos (presidente da Roverpix); Marcelo Santos (sócio fundador da Nesh – EarUp); Victor Mirshawka Junior (sócio diretor da Pense Melhor Treinamento).

Supera Educa 

No projeto, os alunos participam de encontros quinzenais onde, divididos em grupos de até cinco pessoas, desenvolvem modelos de negócios, sob orientação de profissionais ligados à Supera Incubadora, com formação em áreas como administração, contabilidade e economia.

O projeto já foi contemplado com o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável na categoria Empreendedorismo Educacional, concedido pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE/FGV) e Grupo Paranaense de Comunicação – GRPCOM, e escolhido como o Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo, concedido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

Sobre a Fipase

A Fipase – Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde, foi criada em 2001, por meio de lei municipal. A Fundação atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos.

Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. É por meio da Fundação que o Supera Parque de Inovação e Tecnologia e a Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica promovem ações de incentivo ao empreendedorismo e à inovação em Ribeirão Preto e região.

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 51 empresas instaladas no Parque, sendo: 40 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 10 empreendimentos no Centro de Negócios e 2 no SEVNA Seed (uma das empresas da aceleradora também integra a Incubadora de Empresas).

Informações para a Imprensa

Medialink Comunicação – (11) 3817-2131

Raul Fagundes – raul.fagundes@medialink.com.br

Ana Cunha – ana.cunha@medialink.com.br | (16) 98152-0398