Empresas ligadas ao SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto ampliarão serviços oferecidos
As startups PlantCare e Agroprotect uniram, recentemente, forças para se tornarem uma só e conquistarem novos mercados. Agora, a empresa, que continua com o nome PlantCare, ganha mais dois sócios: Thais Martins, Eng. Agrônoma e Dra. em Fitopatologia, e o Prof. Dr. José Otávio Machado Menten, Eng. Agrônomo e Dr. em Fitopatologia, ambos da antiga Agroprotect.
“A ideia da fusão surgiu após uma conversa entre os sócios de ambas empresas, que decidiram que teriam muito mais a ganhar fazendo uma fusão do que se tornando concorrentes. Somamos a expertise e bagagem profissional de um lado e a estrutura física e três safras agrícolas executadas de forma eficiente, do outro”, explica Caroline Rabelo Costa, sócia fundadora.
Incubada no SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, localizado no campus da USP, a empresa tem como diferencial a base científica. Ela começou a atuar em 2019 e executa ensaios de campo para testar a eficiência de produtos que estão em desenvolvimento no mercado. Além do credenciamento junto ao MAPA para desenvolver ensaios para registro de fertilizantes, biofertilizantes, bioinoculantes e afins, em 2021.
As principais áreas de atuação da startup são: fitopatologia, entomologia, nematologia, plantas daninhas e nutrição de plantas.. Também desenvolve protocolos nas culturas de amendoim, banana, batata, café, cana-de-açúcar, cenoura, milho, feijão, tomate, soja, citros e entre outras, dependendo da necessidade da empresa .
Projetos futuros
Na nova fase, a startup está recebendo protocolos testes de eficácia de produtos em sementes, pretende participar de programas de pós-graduação, entre outras ações.
“Estamos iniciando a 4ª safra, desenvolvendo protocolos conforme nossa proposta de valor, todavia, agora, com o apoio de dois pesquisadores de peso que trazem um fôlego a mais para continuarmos dentro do nosso ideal de negócio: transparência, agilidade e contribuição científica na prestação de serviço da nossa estação de pesquisa agrícola”, destaca Simone Brand XXX, sócia-fundadora da PlantCare.
Soluções
Além da Estação Experimental, a PlantCare conta com um leque de serviços e soluções. Entre elas, laudos técnicos, acompanhamento de ensaios (através de dados prévios enviados ou de acordo com a necessidade do cliente). E a mais recente aquisição foi o software para gestão de ensaios de campo, facilitando planejamento, execução e encerramento dos mesmos, entre outros.
SUPERA PARQUE
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 83 empresas instaladas no Parque, sendo: 60 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 22 empreendimentos no Centro de Negócios e 01 empresa instalada no loteamento. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]