A 100 Open Startups é plataforma líder em open innovation; Startups de Ribeirão conseguem integrar novamente ranking
Cinco startups de Ribeirão Preto estão entre as mais promissoras do Brasil, de acordo com o ranking 100 Open Startups, divulgado no último dia 27 (quarta-feira). As startups Kidopi, Onkos e VExpenses, ligadas ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, foram eleitas nas categorias Healthtechs e Fintechs, respectivamente. A startup BIOaps também aparece na categoria Healthtechs e a Gedanken na categoria Productivity.
Publicado desde 2016, o ranking elege as startups mais atraentes para o mercado corporativo, com objetivo de dar alta visibilidade, ampliar o reconhecimento e as oportunidades de negócio dos premiados. Participam startups brasileiras com faturamento inferir a R$ 10 milhões e que fecharam contratos com grandes empresas.
Thiago Campaz, CEO da Vexpenses – classificada em primeiro lugar na categoria Top 10 Fintechs e 27ª no ranking TOP 100 Startups, destaca que se trata de um ranking objetivo. “Ganham aquelas que apresentam um maior número de contratos com clientes de grande porte. Dessa forma, figurar entre essas startups é uma mostra ao mercado da relevância que hoje o VExpenses possui em soluções de gestão para empresas”, diz.
Para ele, é também uma maneira de coroar o esforço de cinco anos do time. “A premiação dá muita evidência para nossa empresa e desperta interesse de parceiros, clientes e pessoas querendo entrar no time. É uma prova social muito grande e com certeza vai impulsionar ainda mais nosso crescimento”.
Para Marcos Santos, CEO da Onkos (10ª colocada no Top 10 Healthtechs), o ranking reflete uma visão do mercado sobre o setor, o que reforça que a empresa tem, de fato, trabalhado com excelência. Ele destaca que a premiação gera visibilidade, possibilidade de novas conexões e, principalmente, negócios. “O sentimento é de missão cumprida. Mais difícil do que integrar o ranking é se manter nele por tanto tempo. Somos a única empresa que se manteve no ranking nos últimos 4 anos”, comemora.
Mario Adolfi Júnior, CEO da Kidopi (7ª colocada no Top 10 Healthtechs), diz que é interessante ser reconhecido em um ranking tão importante, principalmente, em um segmento tão competitivo como a de inovação em saúde. “Isso mostra que estamos no caminho certo, que conseguimos atender a demanda de grandes empresas. Esperamos abrir mais mercados e atingir muito mais pessoas com nossas soluções”.
Carlos Braga, CEO da startup BIOaps (4ª colocada no Top 10 Healthtechs) também comemora a premiação. “Esse é o segundo ano que estamos no Ranking: estivemos em 2020 e agora em 2021. Para nós é um orgulho estar no ranking, que não tem subjetividade porque a classificação é feita pelas conexões que as startups tiveram no mercado, sendo confirmadas pelas empresas e clientes. Esse ano, essa conquista é ainda mais especial pela dificuldade que a pandemia causou no mercado, e é a certeza que estamos no caminho certo, para impactar a saúde das pessoas”.
INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO
Saulo Rodrigues, gerente responsável pela Supera Incubadora, afirma que o resultado do Ranking 100 Open Startups reforça a importância do incentivo ao empreendedorismo e à inovação. “O Supera Parque nasceu com a missão de apoiar as empresas nascente de base tecnológica a desenvolverem, com excelência, seus produtos e serviço, apresentando soluções capazes de transformar a realidade em suas áreas de atuação”, explica.
“Nós abrimos possibilidade para que as empresas se conectem ao mercado e ampliem a rede de contatos. É uma das formas de apoio que prestamos. O Ranking acaba sendo um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Supera Parque e mostra que as startups que recebem incentivo acabam chegando mais longe”, completa.
O CEO da Onkos corrobora com a afirmação. “O Supera Parque é um ambiente onde podemos buscar suporte para todos os desafios diários da empresa, o que dá mais segurança para estruturar o crescimento”.
“O Supera Parque foi muito importante no nosso início, nos proporcionando uma rede de conexões importante e fornecendo bastante conhecimento para que conseguíssemos acelerar nosso crescimento”, afirma Thiago Campaz, da VExpenses, startup que passou pela Incubadora do Parque Tecnológico.
O ranking completo está disponível no link: https://www.openstartups.net.
SUPERA PARQUE
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 93 empresas instaladas no Parque, sendo:71 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 22 empreendimentos no Centro de Negócios. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]