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Startup usa gamificação para ensinar conceitos de empreendedorismo e inovação com Jogo de Startups

Lançado pela Newis.Cool, empresa ligada ao Supera Parque, jogo utiliza gamificação e inteligência artificial para validar o novo negócio em Ambiente Virtual de Aprendizagem

 

Jogo de Startups é a novidade da Newis.Cool, empresa ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, e que tem como objetivo ensinar empreendedorismo e inovação utilizando gamificação e, até mesmo, comprovar a eficiência do novo negócio em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) . O jogo utiliza o sistema de inteligência artificial de uma das maiores empresas do mundo nessa área, como a Microsoft, e integra isso em várias tecnologias educacionais em um único ambiente virtual de aprendizagem, no Newis.Cool.

Luiz Antonio Titton, CEO da empresa explica que, no jogo, os alunos criam um projeto de startup e desenvolvem todas as etapas da pré-aceleração em um ambiente gamificado com atividades realistas. Enquanto isso, aprendem todos os conceitos de empreendedorismo e inovação aplicando imediatamente em seu projeto.

“É uma técnica conhecida como Aprendizado Baseado em Projetos que é uma modalidade das Metodologias Ativas avançadas. Esse AVA tem essa característica da terceira onda dos AVAs que vai além da gamificação básica normalmente usada”, diz Titton. A plataforma do Jogo de Startups tem capacidade atual de 400 mil alunos.

O Jogo das Startups pode ser acessado no site www.jogo-de-startups.com.br. Além desse, a Newis.Cool também oferece outros jogos que rodam na sua plataforma, com acesso pelo site http://newis.cool. Entre eles, o Jogo da Sede, em uso desde 2005 e relançado com atualizações nas duas versões (português e inglês).

 

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

 

A pandemia da COVID-19 consolidou o Ensino a Distância no Brasil como alternativa viável e efetiva para a educação. Titton explica que o processo de amadurecimento dessa abordagem começou com o ensino baseado em computadores, inicialmente usado em poucas escolas particulares que se predispuseram a inovações tecnológicas.

“A segunda onda de Ambientes Virtuais de Aprendizagem consagrou o Moodle e similares. Nessa vez, a gestão de conteúdo é o principal benefício da tecnologia educacional e isso se refletiu com a adoção de padrões educacionais como o SCORM, entre outros”, diz.

Sobre a terceira onda, Titton explica que ela ainda não chegou ao país e a ênfase são os Sistemas de Gerenciamento de Atividades de Aprendizagem (LAMS). “A tendência natural é que, após a adoção em massa dos AVA de segunda onda por todo o país, os sistemas da terceira onda revolucionem novamente o mercado da Educação, uma vez que os sistemas anteriores tendem a não dar alternativas didáticas eficazes, por exemplo nos exames que usam a metodologia TRI (Teoria da Resposta ao Item), como o ENEM”, explica.

A Newis.Cool criou seu LAMS (AVA-3) que incorpora várias inovações da terceira onda conjugado com um sistema gestor para atender cursos superiores, Ensino Fundamental e Médio tanto nas questões docentes como administrativas.

 

Delegação Ucrânia
A startup também participou da “Delegação Virtual Brasil-Ucrânia”. Foi uma imersão no ecossistema de inovação e empreendedorismo daquele país. Houveram palestras sobre a forma de acessar o mercado ucraniano tanto quanto ao mercado quanto com fomentos especiais inclusive para startups brasileiras.

“É uma honra estar nesse grupo seleto, afinal foram apenas 50 escolhidas. Vislumbro a possibilidade de crescimento pessoal e profissional. É um passo a mais que dou para atingir, também, os demais países da Europa”, finaliza Titton.

 

Newiscool

A NewisCool oferece um sistema de aprendizagem autêntica para empreendedorismo. É útil para formar empreendedores desde o ensino médio até a pós-graduação ou mesmo para empreendedores que desejam iniciar uma startup de alto impacto. Utiliza as técnicas reconhecidas em todo o mundo desenvolvidas e testadas no Vale do Silício e décadas de pesquisa. É possível acessar o site pelo endereço http://newis.cool

SUPERA PARQUE

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 71 empresas instaladas no Parque, sendo: 53 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 18 empreendimentos no Centro de Negócios. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial.