Produto da Mondi Energy está em fase de prototipagem e tem objetivo de oferecer eficiência energética para as indústrias brasileiras
A startup Mondi Energy, incubada pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, busca por indústrias que possam se tornar parcerias em um projeto de energia solar térmica concentrada, a chamada energia heliotérmica. Segundo dados do World Bank (2020) e do SolarPACES (2020), há cerca de 9,3 GW de projetos heliotérmicos no mundo. No Brasil, a Mondi é uma das poucas iniciativas que desenvolve projetos no setor.
A empresa está desenvolvendo coletores solares para substituir parte da energia dos combustíveis utilizada para a geração de calor em processos industriais, eletricidade ou sistemas de refrigeração. Esses equipamentos captam a radiação solar e a concentram sobre um tubo por onde escoa água e que se aquece com a energia do sol. Assim, parte do calor usado para fazer a água evaporar nas caldeiras pode vir da luz solar.
“As indústrias que implementarem essa tecnologia terão redução dos gastos com combustíveis e das emissões de carbono, o que acaba melhorando a competitividade dos produtos e contribuindo para sustentabilidade”, explica Guilherme Scagnolatto, fundador e CEO da startup.
O projeto está na fase de testes do protótipo, entretanto, a startup necessita de parceiros para realizar o projeto piloto e finalizar o desenvolvimento da tecnologia, que pode reduzir entre 20 e 30% do consumo de combustível para a geração de vapor. “Já temos resultados bastante satisfatórios nos testes do protótipo e, agora, buscamos indústrias para realizarmos um projeto piloto e ajustarmos os últimos detalhes para finalizarmos o desenvolvimento da tecnologia. Quem tiver com a gente terá condições especiais na negociação de projetos futuros”, conta Jaqueline Vidotti, co-fundadora e COO.
As indústrias interessadas em contribuir com o projeto podem se inscrever no site da startup até o dia 15/11 para manifestar interesse. Em uma segunda etapa, a startup entrará em contato para explicar mais detalhes sobre a instalação da planta piloto.
A previsão de início das atividades para construção da planta piloto é janeiro de 2022.
MERCADO
As indústrias brasileiras de transformação, que produzem bens tangíveis (mercadorias), gastam mais de R$ 60 bilhões por ano com combustíveis e eletricidade, segundo compilado do relatório da Empresa de Pesquisa Energética de 2019. Esse é um dos principais custos industriais e encarece os produtos para o consumidor final, diminuindo a competitividade do setor.
Além disso, cada vez mais os consumidores e os investidores pressionam as empresas para adotarem práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva. Nos últimos anos, a energia solar fotovoltaica – conversão da energia solar em energia elétrica – tem se popularizado bastante no mercado brasileiro.
Entretanto, há outra forma de se utilizar a energia do sol: trata-se da energia heliotérmica, que é a conversão da energia solar em calor. “A energia heliotérmica, ainda pouco difundida no mercado, possui grande potencial de aplicação nas indústrias, pois trará para elas economia nos custos como também contribui para a não poluição do meio ambiente”, explicam os empreendedores.
MONDI ENERGY
É uma startup de geração Heliotérmica e tem a missão de reduzir o consumo de combustíveis e as emissões de carbono relacionados ao uso de energia, ajudando as indústrias brasileiras a economizar de forma sustentável. Outras informações podem ser obtidas no site mondienergy.com
SUPERA PARQUE
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 93 empresas instaladas no Parque, sendo: 71 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 22 empreendimentos no Centro de Negócios . O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]