Dr. Fisiologia realiza evento para conscientização sobre a doação de órgãos e transplantes no SUPERALab Open Innovation, no dia 27 de setembro, como parte da Campanha Nacional Setembro Verde
No próximo dia 27 de setembro, em celebração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, a startup Dr. Fisiologia, incubada no SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia, promoverá um evento gratuito dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos. A iniciativa integra a Campanha Nacional Setembro Verde, que este ano traz o slogan “Doe órgãos. A vida precisa continuar”, e ocorrerá no SUPERALab Open Innovation, das 16h às 19h, com o apoio do SUPERA Parque.
O evento tem como objetivo desmistificar o processo de doação de órgãos, sanar dúvidas da população e derrubar tabus que ainda rondam o tema. A Dr. Fisiologia, especializada em comunicação em saúde, comemora na data seus quatro anos de existência, reafirmando sua missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da disseminação de informações sobre saúde.
Com palestrantes renomadas na área da saúde e especialistas em transplantes de órgãos, o evento será uma grande oportunidade para o público conhecer mais sobre a importância da doação de órgãos e as etapas envolvidas nos procedimentos de transplantes. As convidadas principais são Karina Dal Sasso Mendes, docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP) e pesquisadora em práticas baseadas em evidências, e Maria Luisa Villela, enfermeira transplantada renal que atua como criadora de conteúdo sobre nefrologia e educadora em saúde.
Karina Dal Sasso Mendes possui ampla experiência no campo de transplantes de órgãos, com destaque para sua atuação no Grupo de Transplante de Fígado do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP). Sua palestra será focada em práticas baseadas em evidências, discutindo o papel da educação em saúde no aumento das doações.
Já Maria Luisa Villela, além de compartilhar sua jornada pessoal como transplantada renal, abordará o impacto que a doação de órgãos teve em sua vida, além de discutir sua pesquisa e atuação nas redes sociais como difusora de conteúdo sobre nefrologia. “A doação de órgãos é um ato de amor e empatia que salva vidas. A conscientização sobre esse tema precisa ser levada a todos os lares, e é essa a nossa missão”, destaca Maria Luisa, que também incentivará a reflexão sobre a importância da doação em situações de perda familiar.
Uma startup comprometida com a saúde e a educação
A Dr. Fisiologia é uma startup inovadora que nasceu com o propósito de disseminar informações sobre saúde de maneira acessível e baseada em ciência. Completando quatro anos em 2024, a empresa tem se destacado por suas iniciativas em comunicação em saúde, buscando sempre esclarecer a população sobre temas importantes e ainda cercados de desinformação, como a doação de órgãos.
Renata Steinbach, diretora de marketing da Dr. Fisiologia, destaca a importância de promover ações como essa. “Nós acreditamos que a educação é uma ferramenta poderosa para transformar realidades. Nosso objetivo é levar o máximo de informação sobre saúde para as pessoas, de forma clara e acessível, para que tomem decisões mais conscientes. O evento de conscientização sobre doação de órgãos é uma excelente oportunidade para darmos visibilidade a essa causa tão nobre, que salva tantas vidas todos os dias”, afirma Renata.
O evento também reforça o compromisso do SUPERA Parque com a inovação e o desenvolvimento de soluções que impactem diretamente a qualidade de vida das pessoas. “No SUPERA, incentivamos o empreendedorismo voltado para a saúde e a transformação social, e a Dr. Fisiologia é um exemplo claro de como startups podem contribuir para a conscientização e a melhoria do bem-estar da população”, comenta Dalton Marques, gerente de desenvolvimento econômico e tecnológico do SUPERA Parque. “Apoiar eventos como este é essencial para promover discussões sobre temas que fazem a diferença na vida de tantas pessoas”, ressalta.
O SUPERA Parque tem se consolidado como um dos principais centros de inovação tecnológica do Brasil, oferecendo apoio a startups e empresas que buscam criar soluções disruptivas para os desafios da saúde e de outros setores. O parque promove um ecossistema que integra ciência, tecnologia e empreendedorismo, e a realização de eventos voltados para o público em geral é parte desse esforço contínuo de fomentar a inovação com propósito.
SOBRE O SUPERA Parque
O SUPERA Parque é gerido pela FIPASE. Possui ao todo 78 empresas instaladas, sendo: 49 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 29 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais 7 já estão em processo de ocupação, e o recém inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab SENAI. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site http://superaparque.com.br/.