Empresa do Centro de Negócios do SUPERA Parque inicia sua expansão internacional
A Zutti Cosméticos, uma startup de desenvolvimento de formulações tópicas de cosméticos, foi, recentemente, aprovada no processo de incubação para a incubadora La Turbine, na França.
A La Turbine é uma incubadora de empresas localizada em Cergy-Pontoise, França, e é um espaço dedicado ao empreendedorismo e a inovação. É cofinanciada pela União Europeia e pela Região Île-de-France.
Sob a liderança de Murilo Dotti, CEO da Zutti, a empresa tem um rumo a novas oportunidades, parcerias estratégicas e inovação em pesquisa cosmética. “Eu decidi abrir uma unidade na França porque é referência em estudos e pesquisas cosméticas. Possui vários centros de pesquisa, universidades e seria possível ter acesso a novos estudos, equipamentos, ingredientes e testes”, explica.
Para Eduardo Cicconi, gerente do SUPERA Parque, esse é mais um exemplo inspirador e fortalece o reconhecimento do trabalho desenvolvido no Parque Tecnológico ribeirão-pretano. “Esse passo representa um marco significativo na jornada da empresa, abrindo portas para recursos, mentoria e colaborações valiosas. Estamos orgulhosos por mais essa conquista de um assistido nosso e isso reflete sobre a nossa missão e importância”, afirma.
A empresa iniciou sua jornada no SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto por meio do Programa de Incubação e, atualmente, faz parte do Centro de Negócios do Parque Tecnológico. No último ano, teve acompanhamento do International Office no processo de internacionalização para a França.
Suporte na internacionalização
A jornada de Murilo Dotti para estabelecer a Zutti na França envolveu uma série de parcerias estratégicas e apoios. Um deles foi do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto a fim de promover a expansão internacional.
“É muito comum empresas nacionais buscarem apoio no início para serem mais assertivas no novo mercado. Também foi assim com a Zutti. Mapeamos vários parceiros estratégicos, como a instituição Business France” destaca o coordenador do International Office do SUPERA Parque, Henrique Reis.
“Por meio desse contato, eles me colocaram em contato com a incubadora La Turbine. Fiz algumas reuniões e participei do processo seletivo, no qual montei um projeto e respondi a vários questionários. Tudo em francês. O projeto desenvolvido foi sobre produtos cosméticos voltados para o setor PET. E assim fomos aprovados”, detalha Dotti.
Sobre o International Office
Vinculado ao SUPERA Parque, o Escritório Internacional (International Office) é o departamento responsável pelas atividades que envolvem o cenário internacional, seja para empresas associadas ao Parque Tecnológico que desejam expandir suas atividades para o exterior quanto para empresas estrangeiras que querem expandir sua atuação para o Brasil.
SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a SUPERA Incubadora de Empresas, o SUPERA Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do SUPERA Centro de Negócios.
Ao todo, são 78 empresas instaladas no Parque, sendo: 51 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 27 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.