Startup brasileira Onkos publica estudo em revista de alto impacto que mostra a redução de até 75% de cirurgias potencialmente desnecessárias em nódulos de tireoide indeterminados.

Com mais de 400 casos acompanhados em todas as regiões do Brasil, evidências destacam a significativa redução de casos cirúrgicos e mais de 92% de influência na tomada de decisão clínica, permitindo a manutenção da glândula tireoide em casos que se mostra

 

O diagnóstico de malignidade ou de benignidade em nódulos de tireoide é uma questão desafiadora no meio médico. Apesar da maioria dos nódulos serem benignos ao diagnóstico, cerca de 25% dos casos são classificados como “indeterminados”, ou seja, não é possível que o médico defina se o paciente tem um câncer ou não, após o exame da punção aspirativa (PAAF). Nestes casos indeterminados, muitas vezes o paciente é submetido a uma cirurgia diagnóstica, onde a glândula tireoide é retirada por completo e o diagnóstico então possível. Dentre as cirurgias de nódulos indeterminados, quase 80% destes nódulos se revelam benignos, demonstrando que essas cirurgias são potencialmente desnecessárias (Só no Brasil, são cerca de 40.000 cirurgias desnecessárias de Tireoide todos os anos). Além de potenciais problemas inerentes ao procedimento cirúrgico, a vida de um paciente sem uma glândula tão importante como a Tireoide não é nada fácil e necessita de reposição hormonal por toda a vida. Importante gastos que poderiam ser evitados também impactam o sistema de saúde.

 

Porém, a startup brasileira, Onkos, localizada em Ribeirão Preto, no interior de SP, é a protagonista de uma solução que mostra mais um avanço na ciência.

 

Um estudo publicado em uma das mais renomadas revistas do meio médico, a The LANCET Discovery Science (capítulo eBioMedicine – Fator de Impacto 11.2), revelou que o exame  mir-THYpe®, desenvolvido pelo biólogo Marcos Santos, PhD em Genética Humana e Biologia Molecular e fundador da Onkos, e sua equipe, vem impactando pacientes e auxiliando médicos no diagnóstico e na conduta de nódulos de tireoide indeterminados (classificados como Bethesda III e IV). Mais de 400 pacientes  de todas as regiões do Brasil realizaram o exame em rotina clínica no mundo real e foram acompanhados por até 2 anos. O estudo observou uma redução de mais de 50% de todas as cirurgias que seriam realizadas caso o exame não tivesse sido feito e uma redução de até 75% nos casos de cirurgias potencialmente desnecessárias, ou seja, de nódulos benignos.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo, a SBEM, cerca de 60% dos brasileiros irão identificar, em algum momento da vida, um nódulo na tireoide. Este estudo observou que o resultado do exame mir-THYpe® influenciou, mais de 92% das decisões médicas sobre a realização ou não da cirurgia, reforçando o desafio na conduta destes pacientes sem o uso de testes moleculares.

 

“Pacientes com nódulos de tireoide indeterminados estão em uma situação muito complicada, pois não sabem se tem ou não um câncer. A cirurgia de tireoide é curativa na grande maioria dos casos, mas deve ser realizada somente nos pacientes que precisam, que são os casos com risco de malignidade muito alto. Nosso exame trás benefícios a toda a cadeia de saúde: ganha o paciente, ganha o médico, ganha a Onkos e ganha o sistema de saúde. O gasto público e privado com cirurgias diagnósticas, que poderiam ser evitadas, é enorme e o uso de testes moleculares é custo-efetivo”, afirma o Dr. Marcos Santos, cientista chefe e fundador da Onkos. “O próximo passo é promover acesso aos pacientes brasileiros. Este estudo mostra que o uso no mundo real promove uma brutal redução de cirurgias e isso é custo-efetivo tanto para o sistema de saúde privado, via operadoras e planos, quanto para o público, via SUS. A cirurgia e o paciente crônico são muito mais caros que o exame e nos EUA, não se faz mais cirurgia de tireoide sem um teste molecular” completa.

 

Tratamento

A tireoide é uma glândula localizada na parte frontal do pescoço e tem o formato de uma borboleta de asas abertas. Os hormônios da tireoide são fundamentais para o metabolismo e bem-estar do organismo. A quantidade de hormônios que a glândula produz é regulada pela hipófise, glândula situada no cérebro que fabrica o TSH, o hormônio estimulador da tireoide.

Em geral, até o momento, o tratamento do câncer de tireoide é cirúrgico (tireoidectomia total ou parcial) e leva em conta o tipo e a gravidade da doença. É curativa em mais de 98% das vezes, mas pode gerar efeitos colaterais.

 

Efeitos da cirurgia

A cirurgia de tireoide, apesar de simples e rápida, pode trazer complicações aos pacientes. As principais são rouquidão e queda de cálcio, além de lesões de estruturas como os nervos laríngeos e das glândulas paratireoides levando ao hipoparatireoidismo. Com acesso ao exame mir-THYpe®, um grande número de pacientes com nódulos indeterminados podem evitar a cirurgia e assim evitar complicações e a reposição hormonal.

 

Destaques do estudo

Resumo: O diagnóstico de câncer em nódulos de tireoide Bethesda III/IV é desafiador, pois a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) tem limitações e esses casos geralmente requerem cirurgia diagnóstica. Como aproximadamente 77% desses nódulos não são benignos, um teste diagnóstico que identifique com precisão nódulos benignos da tireoide pode reduzir as taxas de cirurgias “potencialmente desnecessárias”. Relatamos anteriormente o desenvolvimento e validação de um classificador de tireoide baseado em microRNA (mir-THYpe) com alta sensibilidade e especificidade, que poder ser realizado diretamente a partir de lâminas de PAAF.

Métodos: Desenhamos um estudo multicêntrico, prospectivo e do mundo real. Testes moleculares foram realizados com amostras de PAAF preparadas em 128 laboratórios de citopatologia. Os pacientes foram acompanhados de março de 2018 até a cirurgia ou até março de 2020 (pacientes sem indicação de cirurgia). O diagnóstico final de amostras de tecido tireoidiano foi obtido a partir de laudos anatomopatológicos pós-cirúrgicos.

Achados: Um total de 435 pacientes (440 nódulos) classificados como Bethesda III/IV foram acompanhados. A taxa de cirurgias evitadas foi de 52,5% para todas as cirurgias e 74,6% para cirurgias “potencialmente desnecessárias”. O teste alcançou 89,3% de sensibilidade, 81,65% de especificidade, 66,2% de valor preditivo positivo e 95% de valor preditivo negativo. O teste apoiou 92,3% das decisões clínicas.

Interpretação: Os dados relatados demonstram que o uso do classificador baseado em microRNA no mundo real pode reduzir a taxa de cirurgias de tireoide com desempenho robusto e apoiar a tomada de decisão clínica.

 

Sobre a Onkos

A Onkos é a startup líder na América Latina no desenvolvimento de diagnósticos moleculares proprietários em Oncologia. A empresa é focada em fornecer respostas a incertezas diagnósticas, evitando procedimentos desnecessários a partir do desenvolvimento de testes diagnósticos proprietários baseados em perfis de expressão genética.

 

Na Onkos, damos suporte à tomada de decisões clínicas mais assertiva  não apenas para o melhor manejo possível aos pacientes, mas também na melhoria da eficiência e economia do sistema de saúde. Nossa plataforma Gene Expression Profiling, combina tecnologias de ponta de biologia molecular com ferramentas de inteligência artificial para criar classificadores moleculares que são traduzidos em resultados objetivos para permitir o melhor manejo possível para nossos pacientes e para dar suporte à conduta médica.

 

Material elaborado pela Onkos