O que é Modelo de Negócios?

Muito tem se falado em resultados e desempenhos dentro das empresas, mas como alcançá-los? O desempenho organizacional depende de 3 elementos básicos: condições de trabalho – isto é a sua empresa oferece aos seus colaboradores estrutura física e saúde mental?; Motivação – seus colaboradores se sentem motivados e satisfeitos com o trabalho? E; competências individuais, nosso foco de hoje.   

 

As competências individuais, são elemento básico de uma organização, elas advêm das pessoas, que garantem que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia. Dessa forma o desempenho organizacional, os resultados da empresa, dependerão diretamente do desempenho individual das pessoas que compõem sua equipe. As pessoas que compõem sua empresa possuem conhecimento para realizar as atividades necessárias no cotidiano do trabalho e de fato a realizam? Se a resposta for não, é necessário se preocupar com o desenvolvimento de competências dos seus colaboradores.

Mas antes de explicar como desenvolver as pessoas, é importante compreender o que são competências, que, nas empresas, são basicamente formadas por: conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de impactar o trabalho do colaborador, e por consequência, o sucesso da empresa. Assim competências são o conjunto de tudo o que a pessoa aprendeu sobre determinada atividade, sua experiência na realização dessa atividade e quando ela está disposta a realizá-la. Ou seja: saber o que fazer, saber como fazer e querer fazer. A combinação dessas três características resulta em comportamentos observáveis entre os colaboradores. E por serem observáveis, também podem ser mensurados, estimulados e acordados em práticas de gestão de pessoas.

 

Para empreender, é necessário um conjunto de competências essenciais, por isso é importante que enquanto empreendedores, esses apresentem comportamentos que ajudem a empresa a cumprir o que se propõe a fazer. Consideramos como competências fundamentais para os empreendedores, comunicação, trabalho em equipe, liderança, planejamento, gestão administrativa, inovação, maturidade emocional e aprendizagem empreendedora.


Mas será que enquanto empreendedores, todos apresentam tais competências necessárias para empreender? E se apresentam, elas são todas bem desenvolvidas? Ninguém precisa apresentar todas as competências necessárias mencionadas anteriormente. Geralmente durante a jornada empreendedora elas vão se desenvolvendo (não intencionalmente e de forma planejada)  a partir das experiências e situações que vão sendo colocadas diante dos empreendedores na evolução do seu projeto e da sua ideia. Dessa forma, entre as competências que eu apresento para desempenhar algo e as competências necessárias para tal, existe uma lacuna entre o real e o ideal. Esta pode ser preenchida a partir do desenvolvimento de tais competências.

 

Por isso, a importância de otimizar o desenvolvimento das competências empreendedoras de modo estruturado, planejado, e com acompanhamento, para isso pode-se utilizar um plano de desenvolvimento que é elaborado a partir da identificação de quais competências apresento e quais preciso desenvolver, assim o primeiro passo é realizar um diagnóstico: quais competências tenho como empreendedor? E quais competências minha equipe tem e quais precisa ter? E a partir disso traçar um plano para desenvolvê-las lembrando que o bom desenvolvimento das mesmas é a chave para o bom desenvolvimento da sua empresa também.

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