O que é Modelo de Negócios?

Um importante elemento para qualquer startup em seu início de desenvolvimento são os Early Adopters, isto é, os adotantes iniciais, que em geral, são os primeiros clientes do seu negócio.

Steve Blank, define características comuns a Early Adopters, tais quais, uma pessoa que tem um problema e sabe da existência dele, procura uma solução para tal, e está disposta a pagar por ela. Em geral, este público é mais jovem e está aberto a inovação e novidades. Por esses motivos, estes, via de regra são os primeiros clientes da sua startup.

É importante que o empreendedor tenha em mente que um bom relacionamento com os Early Adopters é um passo importante para o sucesso. Garantir um atendimento cordial e saber ouvir sobre as necessidades dos seus clientes é fundamental, pois, além de feedbacks sobre o seu produto, eles terão uma boa impressão sobre a startup, e serão divulgadores da solução, impulsionando o marketing boca a boca.

No início, uma boa forma da sua startup se relacionar com os seus clientes é através das redes sociais, promovendo interação com os seus clientes, através de promoções, reações e respostas a comentários e desenvolvendo conteúdos relevantes, através de blogs e sites. No dia a dia, é importante pensar em formas de fidelizar seus clientes, como por exemplo bônus, brindes, incentivos a repetir a compra e indicar amigos.

Outra maneira de conseguir adotantes iniciais é ir em eventos para startups e feiras de tecnologia. Nesses locais, é possível encontrar entusiastas da tecnologia, bem como pessoas mais dispostas a testar suas soluções. É importante também, que você procure experimentar os produtos de outras startups, pois quanto mais as pessoas fazerem o uso de inovações, mais elas se popularizarão, beneficiando o ecossistema empreendedor como um todo.

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