Você sabia que cerca de 45% das microempresas morrem em até 2 anos de existência? Esse dado está disponível no relatório de Sobrevivência de Empresas no Brasil que você pode conferir aqui e aqui. Muito se discute sobre o alto índice de mortalidade das empresas brasileiras e entre os motivos principais elencados está a falta de capacitação gerencial dos empreendedores e a ausência de planejamento e gestão dos seus negócios, para isso torna-se fundamental a realização de um modelo de negócios para qualquer tipo de empresa.
E por que fazer um modelo de negócios e não um plano de negócios? Porque um Modelo de Negócio é algo dinâmico que pode ser utilizado constantemente para avaliar seu negócio, diferenciando-se de um Plano de Negócios que é algo estático que muitas vezes é realizado no início da empresa e depois geralmente acaba engavetado.
Mas afinal, o que é um Modelo de negócios? Podemos descrever como uma ferramenta que possibilita visualizar a descrição do negócio e das partes que o compõem. Além disso, o modelo de negócios deve possibilitar a compreensão tanto de quem lê quanto também para aqueles que o criaram. Deve-se considerar que é sempre vantajoso ouvir a opinião de diferentes pessoas quando se está criando seu modelo de negócios (clientes, parceiros, sócios, amigos, familiares) e por isso utilizar recursos visuais como quadro, adesivos e cores facilita a capacidade de visualização do modelo e a contribuição de outras pessoas no processo, uma vez que esses recursos tornam o desenvolvimento do modelo algo mais divertido, lúdico e visual.
Assim, pode-se dizer que o conceito de modelo de negócios é que o mesmo deve ser algo de fácil descrição que facilite a discussão, sendo simples, relevante e intuitivamente compreensível. Da mesma forma deve haver um equilíbrio, uma vez que esse também não pode simplificar demais a complexidade do funcionamento de uma empresa. Parece algo difícil mas não é, existe uma ferramenta básica chamada Canvas que atende essas necessidades.