No post passado, apresentamos os principais aspectos sobre pitch. Agora, abordaremos, com mais detalhes como elaborar uma boa apresentação, a fim de passar uma boa impressão da sua ideia aos receptores da mensagem.

Normalmente pitchs são acompanhados de uma apresentação em PowerPoint e sua elaboração bem-feita também sustenta um bom entendimento da informação que deseja ser passada. Devemos entender que o PowerPoint é meramente uma ferramenta de apoio, não devendo tirar o foco da presença do palestrante e de sua fala. Existem inúmeras boas práticas sobre a elaboração de PowerPoint, as quais serão discutidas em um outro post. Em uma apresentação em PowerPoint para pitch, é interessante conter as seguintes seções:

  • Identificação de oportunidade: a ideia nessa seção é mostrar como a ideia surgiu e como o problema foi identificado. Destacando todo o processo de identificação e mostrando como o referido problema é resolvido hoje;
  • Apresentação da solução: aqui deve-se mostrar como você quer resolver o problema descrito anteriormente, mostrando como seu produto/serviço funcionaria, qual é o seu diferencial, quais seus Jobs, Pains e Gains;
  • Diferenciais: aqui o empreendedor pode apresentar as features da sua solução, quais são os concorrentes e como eles resolvem o problema. No que você é melhor que eles?
  • Mercado: Aproveitando que está falando de concorrentes, podemos falar de como é o mercado em que a empresa está inserida. O mercado é de que tamanho? Ele é um mercado em crescimento? É um mercado bastante regulado?
  • Trajetória de crescimento e aprendizado: Essa seção depende do grau de maturidade da empresa. Se você está na fase de ideação, é interessante colocar as hipóteses que você já validou, se você teve que pivortar anteriormente e os aprendizados que você teve nessa trajetória. Também relatar como pretendem penetrar no mercado. Se você já está operando no mercado, colocar seu faturamento, sua cadeia de custo e como se deu o crescimento desses indicadores ao longo do tempo (ou outros que você achar pertinente: CAC, LTV, CHURN, etc). Independente de que estado esteja, lembre-se quais são os próximos passos para sua empresa.
  • Equipe: Muitas vezes, essa é a parte mais deixada de lado na apresentação, no entanto, cada vez mais, incubadoras e aceleradoras estão buscando saber mais dos empreendedores com quem vão trabalhar em conjunto. É extremamente importante mostrar que você tem uma equipe coesa e unida, complementar e inteligente, por isso, mostre suas qualificações, apontando experiências profissionais, seu know-how e experiencias, certificações, diplomas, entre outras coisas que coloquem você e sua equipe como referência no assunto.

Uma dica sempre pertinente para toda apresentação que usa Power Point é Ilustrar sua fala, ou seja, se você está desenvolvendo um equipamento, traga um esboço do projeto, se for um sistema ou aplicativo, traga um mockup ou telas e se for serviço, explique o passo a passo da experiência do usuário. Tente evitar ao máximo termos técnicos (a não ser que sua bancada seja uma bancada científica), se o uso de tais termos for realmente necessário, pense em formas inteligentes de fazer a pessoa entender facilmente o que você está falando (como uma imagem).

Por fim, para uma boa apresentação requer entender o ambiente que você vai estar inserido. É um processo seletivo? É uma rodada de investimento? É uma palestra? Sabendo como é o ambiente que você estará inserido, adapte sua linguagem para seu público. Fazer um pitch requer treino e dedicação… mantenha seu pitch sempre atualizado e sempre modifique se necessário!

INSCREVA-SE NO EMPREENDE #5