Você já validou seu negócio? Sabe o que é isso? A validação é uma etapa fundamental para qualquer Startup. Graças às metodologias de validação, os empreendedores aumentam as chances de que a sua solução proposta se torne um negócio de sucesso, e diminuem a probabilidade de que seu produto chegue ao mercado sem a aceitação dos consumidores.

A validação envolve diversas etapas da qual vários aspectos da ideia devem ser testados. Uma boa forma de iniciar o processo é realizar uma pesquisa de soluções que já estão no mercado e são semelhantes a sua ideia inicial. Caso encontre produtos muito parecidos no mercado em que pretende atuar, tente, desde o início, pensar em uma forma de diferenciar sua solução, a fim de que ela tenha uma melhor inserção no mercado. Após esta etapa, vale a pena investir tempo em uma pesquisa de mercado, a fim de entender, além do público-alvo potencial e a aceitação do produto por parte dos clientes, alguns aspectos do modelo de negócios, tais como: relacionamento com clientes, proposta de valor, canais de distribuição e atividades-chave. Com os resultados em mão, é possível começar a desenhar a estratégia do negócio, bem como entender o market-fit do produto, isto é, qual será o posicionamento do produto no mercado.

Validação com MVP, o que é isso?

Outra maneira de validar sua ideia, é através de um MVP (Mínimo Produto Viável). A intenção é de que MVP seja feito com o mínimo de recursos possíveis, o suficiente para manter as principais características do produto, e validar as principais hipóteses sobre o produto com um grupo restrito de clientes. Tal processo, é baseado na metodologia Lean Startup, proposta por Steve Blank, e segue o ciclo de aprendizagem “construir-medir-aprender”, ou seja, a cada nova rodada de testes, é necessário mensurar os resultados obtidos e incorporar os resultados da avaliação em um próximo MVP. A ideia é que o processo de prototipagem seja cíclico e envolva o desenvolvimento de vários MVPs para que ao final da fase de validação, o produto esteja bem desenvolvido e com um público-alvo definido para entrar no mercado. Vale ressaltar, no entanto, que a validação deve ser feita de maneira prática e rápida, com duração suficiente para validar os principais pontos do negócio.

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