Ribeirão Preto, 166 anos: terreno fértil para empreendedorismo e inovação

Cidade está na lista das mais propícias ao empreendedorismo segundo o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local

 

A cidade de Ribeirão Preto tem, nos últimos anos, se destacado sobretudo nas áreas de empreendedorismo e inovação. O mais recente Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel 2.0) colocou Ribeirão Preto como a 7ª cidade mais propícia ao empreendedorismo do país, graças a sua pontuação nos quesitos capital empreendedor, tecido empresarial (redes formais e informais de empreendedores e empresas), governança para o desenvolvimento, organização produtiva e competitividade.

 

A alta pontuação reflete oportunidades de qualificação que Ribeirão Preto proporciona aos atuais e futuros empreendedores. A cidade se destaca pelas diversas iniciativas de apoio ao empreendedorismo inovador, pelos inúmeros cursos de ensino superior e de especialização, além da vocação natural para negócios em áreas como saúde, biotecnologia e agro.

 

No rico ecossistema de negócios da cidade, destaca-se o Supera Parque, com programas de formação empreendedora e serviços tecnológicos, disponíveis não só para as empresas residentes, mas para toda a comunidade. Anualmente, são mais de

500 empreendedores impactados com suas ações.

 

“Temos como propósito contribuir para que grandes ideias se transformem em negócios inovadores. É gratificante ver nossas empresas crescendo, sendo reconhecidas em premiações, com seus produtos e serviços chegando ao mercado”, destaca Eduardo Cicconi, Gerente do Supera Parque.

 

Conheça mais sobre as histórias de empreendedores inovadores de RP

 

Os ribeirão-pretanos Ebert Hanna e Felipe Grillo são exemplos de empreendedores que desenvolveram seus negócios em sua cidade natal. Ambos têm em comum, também, uma sólida formação científica. Porém, ao invés de se dedica integralmente à carreira acadêmica, caminho quase natural para os que concluem o doutorado, optaram também pelo empreendedorismo tecnológico. Para os empreendedores locais, Ribeirão Preto é um terreno fértil para o desenvolvimento de seus negócios.

 

Ebert Hanna, startup FastBio

Nascido em Ribeirão Preto, Ebert Hanna tem uma longa ligação com a cidade. Graduou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina, mas voltou à terra natal para cursar pós-graduação na USP, com estudos sobre Análises Clínicas e Biologia Molecular, obtendo o título de doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Ebert já tem 17 anos de empreendedorismo, sendo sócio-diretor da FastBio, startup com 11 colaboradores e que é residente no Supera Parque. A empresa presta produtos e serviços na área de biotecnologia. Ele também é co-fundador da empresa Invent Biotecnologia, além de, aos finais de semana, trocar o jaleco pela pick-up das pistas de dança, já que também atua como DJ. “Tenho muito orgulho de ser de Ribeirão e contribuir para o desenvolvimento da cidade. Aqui, tenho qualidade de vida e acesso a muitas oportunidades de aprimoramento da minha formação”, conta.

 

Felipe Grillo

Graduado em Física Médica pela USP de Ribeirão Preto, Felipe Grillo é doutor pelo programa de física aplicada a medicina e biologia da Universidade de São Paulo,  também no campus Ribeirão Preto.  Ele idealizou seu negócio em 2012, ainda na graduação. Hoje, sua startup GPhantom, sediada no Supera Parque, tem cinco colaboradores e clientes no Brasil e no exterior.

A empresa é especializada no desenvolvimento de soluções para treinamento médico. Com produtos que mimetizam propriedades clínicas da ultrassonografia, permite aos profissionais de saúde a interação com instrumentos médicos. “Ribeirão contempla um excelente polo de desenvolvimento para produtos da saúde e reúne muitos fatores que fomentam nossa atividade atual. Um exemplo prático foi o fato de termos participado da simulação da cirurgia das gêmeas craniópagas do HC de Ribeirão Preto,  cirurgia inédita na América Latina na época, mostrando o potencial tecnológico da nossa região”, comenta.

 

SUPERA PARQUE

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

 

Ao todo, são 95 empresas instaladas no Parque, sendo: 72 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 23 empreendimentos no Centro de Negócios. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br

 

Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos

Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]

Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]