parque@superaparque.com.br

+55 16 3315 - 0303

+55 16 3315 - 0735

Retomada de obras acelera expansão do Supera Parque

Obras de implantação de guarita e de sistema de saneamento já foram concluídas. Container Park, novo centro empresarial, será entregue no segundo semestre deste ano

 

Com uma incubadora de empresas premiada e reconhecido entre os melhores parques tecnológicos do Brasil, o Supera Parque passa por uma expansão que deve atrair novas empresas para Ribeirão Preto. Inaugurado em 2014, o complexo é resultado de um convênio entre USP e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. O ambiente de inovação gerou, em 2021, mais de 500 postos de trabalho e R$ 12,5 milhões em arrecadação de impostos.

O calendário de obras de ampliação do complexo teve início em 2020, contemplando: execução de sistema de saneamento, implantação de guarita, execução do Container Park e implantação de pavimentação e rede de águas pluviais. Com a pandemia, a interrupção de algumas cadeias de suprimento e o consequente aumento dos custos da construção civil, o Parque enfrentou problemas na gestão das obras, que exigiram readequação de cronograma e até rescisão contratual com fornecedor. A expectativa agora é que todas as obras sejam finalizadas no final de 2022. Segundo Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque, os investimentos na expansão, que totalizam R$ 13,3 milhões, mostram a crença na inovação como promotora de desenvolvimento socioeconômico.

 

“Somos um ambiente que fomenta a transformação do conhecimento em inovação, trabalhamos na busca de soluções efetivas para problemas reais da sociedade. Quanto mais o parque tecnológico cresce, mais projetos podem aqui se desenvolver, contribuindo para maior competitividade nacional e para aumentar o acesso da população a tecnologias que melhorem suas vidas”, destaca.

 

Urbanização dos Lotes

A primeira parte do processo de expansão foi a implantação da infraestrutura de água e esgoto na nova área, localizada na Avenida Virgílio Soeira, paralela aos prédios I e II do Parque Tecnológico. A obra, que contou com apoio do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) para elaboração do projeto e fiscalização da execução, foi finalizada em novembro de 2021.

 

“A execução da obra de rede de água e esgoto foi um passo importante para permitir novos investimentos, dentre eles o Container Park e a instalação de empresas nos lotes. Com a sua conclusão, foram disponibilizados 17,6 mil m² de área para operação de empresas de base tecnológica. Com os lotes, o Parque Tecnológico passa a oferecer uma possibilidade de instalação a médias e grandes empresas, já que antes estávamos restritos às salas dos prédios I e II”, explica Dalton Marques, gerente de desenvolvimento do Supera Parque. Ele complementa que neste mês será lançada licitação para execução de pavimentação e rede de águas pluviais que melhorarão o acesso a esses lotes.

 

Guarita Central

Com a disponibilização de lotes para instalação de empresas e a construção do Container Park, viabilizou-se o Condomínio da Inovação, nome dado à fase de expansão do Supera Parque, que antes limitava suas atividades aos Prédios I e II do complexo.

 

Para aumentar a segurança da área, foi implantada uma nova guarita central, controlando a entrada de veículos pela Av. Virgílio Soeira. A obra, que incluiu também uma readequação viária do acesso ao Supera Parque, foi concluída em abril deste ano. Um sistema de monitoramento por câmeras e de automação do acesso para empresas residentes também será instalado.

 

Container Park

A implantação do Container Park é outra das obras que compõem a expansão do Supera Parque. Com projeto arquitetônico arrojado, o complexo empresarial, que terá 3,2 mil m² de área construída, contará com salas de aproximadamente 150 m² para empresas de base tecnológica. Completam o empreendimento espaços de uso coletivo, como sala de treinamento, pátio coberto, solário, sanitários e vestiários e uma cafeteria. O espaço, que tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2022, contará ainda com estacionamento, rampas e elevadores para garantir a acessibilidade.

 

“A obra foi iniciada em 2020, mas precisamos rescindir o contrato com a empreiteira então contratada. Foi necessário abrir nova licitação e a obra recomeçou em março deste ano. Dos 42 containers previstos para a obra, já chegaram 17, que agora serão reformados e transformados em espaços corporativos”, explica Eduardo Cicconi. Ele complementa que, além de aumentar a capacidade de recebimento de empresas, já que a estrutura atual de salas está totalmente ocupada, o Container Park trará mais conveniência aos frequentadores do Supera Parque, pela oferta de serviço de alimentação e áreas de convivência.

 

Primeiro contrato

A primeira empresa a se instalar nos lotes urbanizados do Supera Parque é a Lychnoflora, que tem suas obras em estágio avançado. Ocupando um lote de 1 mil m², a nova sede da empresa entrará em operação no segundo semestre de 2022.

 

“É um orgulho para nós sermos a primeira empresa a construir nos lotes do Supera Parque. Poderemos ampliar nossos projetos que impactam os setores farmacêutico, cosmético, farmoquímico, de alimentos e do agronegócio”, explica Thais Guaratini, diretora de negócios da empresa.

 

A Lychnoflora foi uma das primeiras empresas da Supera Incubadora, entre os anos de 2008 e 2012, ainda antes da criação do Supera Parque. Em processo de crescimento, a empresa, que atualmente tem unidade na Vila Virgínia, viu necessidade de mais espaço, optando pelo Supera Parque para implantar sua unidade, que desenvolverá atividades de pesquisa e produção.

Informações sobre como se instalar no Condomínio da Inovação estão disponíveis no site: https://www.condominiodainovacao.com.br.

 

SUPERA PARQUE

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local para receber empresas de base tecnológica, o Supera Parque abriga também Incubadora de Empresas, Centro de Tecnologia, a associação de empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde e o Polo de Inovação em Software (PISO).

Ao todo, são 95 empresas instaladas no Parque, sendo: 72 delas na Incubadora de Empresas; e 23 empreendimentos no Centro de Negócios. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br

 

Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos

Ana Cunha | (16) 99322.8972 | ana@skycomunicacao.jor.br

Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | caio@skycomunicacao.jor.br