Projeto Inédito de Computação Quântica na indústria de aviação é de startup associada ao SUPERA Parque

Novembro, 2024 – DOBSLIT e Embraer anunciam parceria pioneira em tecnologias quânticas na indústria da aviação

 

O primeiro projeto plenamente comercial envolvendo computação quântica no Brasil está em fase de execução, em uma iniciativa da startup Dobslit, empresa associada ao programa Membership do SUPERA Parque – ambiente de inovação criado e mantido em parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento de SP. 

A parceria anunciada entre DOBSLIT e Embraer durante a The Developer Conference 2024 realizada em São Paulo marca um marco significativo para ambas as empresas, ao unirem forças para explorar o potencial da computação quântica no setor industrial.

A computação quântica é um modelo tecnológico capaz de processar e avaliar diferentes combinações de resultados simultaneamente em alguns segundos. Com essa capacidade massiva de processar dados, as máquinas chegam a realizar em poucos minutos operações que a computação clássica (baseada no universo binário dos bits) levaria milhares de anos para concluir. 

A DOBSLIT implementará um projeto de prova de conceito (PoC) de ponta, focado em aprimorar a infraestrutura robótica industrial da Embraer. O objetivo do projeto é demonstrar como a computação quântica pode ser explorada no contexto da Indústria 4.0 e integrada de forma harmoniosa a interfaces modernas de usuário, otimizando sistemas robóticos em ambientes industriais complexos. O objetivo do projeto é melhorar a eficiência operacional, reduzir o tempo de inatividade e aprimorar as capacidades gerais das operações robóticas da Embraer.

Estamos entusiasmados em firmar esta parceria com a Embraer, uma líder global em inovação aeroespacial, para demonstrar as aplicações reais da computação quântica no setor industrial“, disse Rogerio Ruivo, Diretor de Tecnologias da DOBSLIT. “Este projeto é apenas o início de nossa colaboração e reflete o crescente interesse pelas tecnologias quânticas em diversos setores.

A startup de São Carlos, fundada em 2021, tem experiência no uso da computação quântica para trabalhar dados em setores como o de finanças, logística e cibersegurança, e parte para este desafio na EBSE – nome centenário na fabricação e montagem eletromecânica de equipamentos, e de estruturas modulares que atendem segmentos como petróleo e gás, energia, papel e celulose, siderurgia, mineração, cimento, construção civil, nuclear, saneamento e defesa – em projeto que se torna um marco tanto para a indústria, como para a história do país, em uma parceria com o Instituto Federal Fluminense – Unidade Embrapii e a empresa Arcdynamics, especialista em soldagens de alta tecnologia.

A experiência da Dobslit não se resume ao setor industrial. Em agosto de 2023, a startup paulista foi a responsável por trazer ao país o primeiro computador quântico educacional, instalado na unidade de São Caetano do Sul (SP) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O projeto em parceria com a Embraer será entregue em cerimônia no UpLab SENAI, do qual o projeto contou com aceleração, na Avenida Paulista (São Paulo – SP) no dia 05 de dezembro. 

A empresa de São Carlos é mais um nome de destaque daquele que é considerado um dos principais habitats de inovação do Brasil. O SUPERA Parque, que integra universidades, institutos de pesquisa, startups e empresas de base tecnológica através da troca de conhecimentos e tecnologias, conta com uma incubadora de projetos para apoio a novas startups, centro de tecnologia para realização de ensaios e testes de produtos em laboratórios acreditados para certificação, e lotes de áreas para a instalação física de empresas de todos os portes em Ribeirão Preto (SP).

(Imagem de capa por Agência Brasil – epocanegocios.globo.com, CC BY 3.0 br, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=64971726)

Assessoria de imprensa

AIs. Comunicação e Estratégia

Ligia Gabrielli 

(41) 98700-2363

Dimas Rodrigues

(41) 99159-4452