Leaders in Innovation Fellowships Programme é promovido pela Royal Academy of Engineering e acontece entre os dias 28/11 a 9/12
Três pesquisadores ligados ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de Ribeirão Preto, foram selecionados para participarem do LIF – Leaders in Innovation Fellowships Programme, no Reino Unido, entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro. O programa é promovido pela Royal Academy of Engineering com objetivo de capacitar pesquisadores em empreendedorismo e para a comercialização de suas pesquisas.
O programa selecionou 15 participantes brasileiros, 20% deles empreendedores de empresas ligadas ao Supera Parque: Rogério Bulha (FigLabs), Daniel Dentillo (DGLab) e Ana Lígia Buzolin (Onkos). “Durante 15 dias, os empreendedores do Supera Parque receberão cursos intensivos que abordam empreendedorismo, liderença, inovação, além de propriedade intelectual e negociação”, explica Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora de Empresa.
Os pesquisadores, que terão as passagens e outras despesas de participação no treinamento custeadas pela Royal Academy, terão também a oportunidade de visita à Incubadora da Universidade do Reino Unido e a um parceiro industrial. Os grupos receberão ainda mentoria de experts para desenvolver modelos de negócios.
Participaram da seleção pesquisadores com projetos da Fase 1 do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), vigentes ou com término até 30 de maio de 2016. Informações sobre o programa: https://grants.raeng.org.uk.
Sobre as empresas
DGLab: DGLab é uma empresa que desenvolve testes moleculares que facilitam e tornam mais acessíveis o diagnóstico de doenças, usando quantidades mínimas de amostra biológica. A empresa foca em testes rápidos, point-of-care, exames genéticos, além de métodos inovadores de coleta, análise e entrega de resultados.
Figlabs: A Figlabs vem se especializando em equipamentos médicos para diagnóstico. Atualmente contempla uma linha ampla de equipamentos de ultrassom em modelos convencionais (fixo) e portáteis. Também atua no desenvolvimento de equipamentosde endoscopia e uma solução para Teleultrassonografia.
Onkos: A ONKOS é uma empresa focada no desenvolvimento inovador de diagnósticos moleculares voltados à oncologia. A especialidade é o uso e análise de perfis de expressão de gênica específicos que solucionam problemas reais do dia-dia na rotina diagnóstica do paciente com câncer.
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 51 empresas instaladas no Parque, sendo: 40 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 10 empreendimentos no Centro de Negócios e 2 no SEVNA.
Informações para Imprensa
Medialink Comunicação, Fone: (11) 3817-2131
Raul Fagundes Neto, [email protected]
Ana Cunha, [email protected]