Objetivo é atualizar, mapear e identificar startups e entidades de Ribeirão Preto e São Carlos; parceria e mapeamento são inéditos
Mapear o ecossistema empreendedor, identificando os principais agentes, as vocações e os pontos em que há espaço para desenvolvimento: esse é o objetivo de uma pesquisa realizada pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de Ribeirão Preto, juntamente com a Liga de Empreendedorismo de São Carlos (LESC). O formulário está disponível até o dia 02 de maio e pode ser preenchido aqui (link).
O novo mapeamento será realizado em conjunto pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia do Supera Parque e pela LESC e foca no ecossistema empreendedor de São Carlos e da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. A pesquisa é aberta a todos os agentes do ecossistema e é gratuita. Depois de analisados e tabulados, os dados, que são confidenciais, irão embasar as estratégias conjuntas para crescimento desse setor. A previsão é de que o Mapeamento seja lançado e esteja disponível em novembro deste ano.
Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque, enfatiza que o objetivo é reconhecer o cenário de empresas e entidades e elencar as ações prioritárias para alavancar o ecossistema de inovação. “Buscamos conhecer melhor o ecossistema e suas diferentes atuações. Esse mapa servirá para visualizarmos, com mais precisão, as informações para subsidiar os empreendedores na análise de oportunidades de negócios, buscando maior assertividade em suas estratégias de atuação”, explica.
Para Paola Lescura, líder do mapeamento da LESC , a parceria é estratégica e beneficiará a todos e irá colaborar com a integração do sistema empreendedor das duas regiões.”É com muita felicidade que fechamos essa parceria para unir forças na produção de um mapeamento conjunto da nossa região. É mais um passo para a nossa crescente visibilidade nacional como região referência em tecnologia, inovação e empreendedorismo”, comenta.
A parceria entre o Supera Parque e a LESC é uma iniciativa em compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da ONU, para melhorar a cooperação regional e o acesso à ciência, tecnologia e inovação, bem como aumentar o compartilhamento de conhecimentos.
O sistema
O formulário é simples, composto por perguntas curtas e o tempo médio de resposta é de cinco minutos. Podem participar do mapeamento startups e empresas inovadoras de maneira geral, bem como entidades que desenvolvem ações de apoio ao empreendedorismo e à inovação, tais como instituições de ensino superior e pesquisa, secretarias e órgãos públicos, grupos, redes de trabalho, associações e conselhos, cooperativas, Organizações Não Governamentais, Organizações Sociais da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), institutos e fundações privadas, negócios sociais e veículos de comunicação.
“Os dados da pesquisa serão compilados e analisados para identificar segmentos de destaque, tendências e pontos de atenção na região de Ribeirão Preto e São Carlos. Nosso objetivo é apresentar o potencial de desenvolvimento de inovação tecnológica da região”, finaliza Denise Arruda, pesquisadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do Supera Parque.
SERVIÇO
Mapeamento Ecossistema Empreendedorismo e Inovação de Ribeirão Preto e São Carlos
Preenchimento: até dia 02/05
Quem pode participar: startups e empresas inovadoras de maneira geral, bem como entidades que desenvolvem ações de apoio ao empreendedorismo e à inovação, tais como instituições de ensino superior e pesquisa, secretarias e órgãos públicos, grupos, redes de trabalho, associações e conselhos, cooperativas, Organizações Não Governamentais, Organizações Sociais da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), institutos e fundações privadas, negócios sociais e veículos de comunicação.
Formulário de preenchimento: https://forms.gle/gyTt12PCSVd7JryZA
LESC | Liga de Empreendedorismo de São Carlos
A LESC (Liga de Empreendedorismo de São Carlos) é um grupo sem fins lucrativos, vinculado à Agência de Inovação da UFSCar e ao Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da USP São Carlos (ICMC USP). A organização busca incentivar o empreendedorismo e acelerar o ecossistema de São Carlos (Sanca Hub), transformando ideias e tecnologias em empresas. Ele contempla projetos que ensinam gratuitamente pessoas da comunidade a iniciarem projetos de startups, colocando a mão na massa e conectando-se com empreendedores da cidade. O grupo é formado majoritariamente por alunos e ex-alunos da USP, UFSCar, Fatec e IFSP, e é aberto à toda comunidade.
SUPERA PARQUE
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 71 empresas instaladas no Parque, sendo: 53 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 18 empreendimentos no Centro de Negócios. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial.