O papel de startups científicas como facilitadoras na implementação dos objetivos de sustentabilidade das indústrias farmacêuticas, químicas e cosméticas

Sustentabilidade é um dos assuntos mais compartilhados no mundo corporativo ultimamente e se configura como um conceito estratégico para as indústrias que buscam inovar em suas ações. Mais especificamente, o termo ESG (sigla do inglês para Environmental, Social and Governance) tem sido amplamente difundido e é geralmente usado para medir as iniciativas adotada por uma empresa no sentido de promover boas práticas ambientais, sociais e de governança.

A sustentabilidade empresarial pode ser considerada como um posicionamento diferencial da empresa, uma vez que através de práticas de responsabilidade corporativa promovem não somente a construção de um ambiente interno sustentável, como também é extremamente valorizada pelos clientes e consumidores.

E no contexto de inserção de práticas sustentáveis em grandes indústrias, com certeza precisamos destacar o papel chave de startups, que trazem agilidade e assertividade, impulsionando todo este processo. Devido a seu modo operacional, startups são ferramentas relevantes para a aplicação e transformação de conhecimentos teóricos em soluções práticas e inovadoras, exercendo, portanto, um papel de facilitadora no processo de transformação para uma empresa se tornar mais sustentável.

Neste contexto, o incentivo aos métodos alternativos alinha-se à utilização inteligente de recursos, à gestão eficiente de resíduos, à responsabilidade ambiental e ao respeito à biodiversidade, além de agregar positivamente no campo da saúde humana. Assim como outras startups inovadoras na temática ESG, a Eleve Science busca impactar a sociedade em que está inserida através da inovação e promoção da sustentabilidade com a redução do uso de animais em pesquisa. Nossa grande meta é continuar impactando a vida de mais de 190 milhões de animais por ano, e é claro, impactando a indústria e a sociedade diretamente.

 

Placa contendo insetos de Epiderme
Humana Reconstituída em Laboratório
com 1cm2 de área. Foto: Reprodução/Eleve Science
Pele Humana Completa Reconstituída em laboratório. Foto: Reprodução/Eleve Science

 

Artigo escrito pela convidada Franciane Marquele de Oliveira e sua equipe da Eleve Science.

 

 

Quer saber mais sobre startups, empreendedorismo e inovação? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para ter acesso a conteúdos e informações relevantes.