Projeto foi uma parceria entre o PISO e a FUNTEC com o objetivo de inserir profissionais qualificados no mercado de trabalho
Jovens que estavam fora no mercado de trabalho foram capacitados no curso de formação em Java realizado entre a Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto (FUNTEC), instituição ligada à Prefeitura Municipal, e o Polo de Inovação em Software (PISO). O curso concluído, neste mês, teve 13 jovens formados, 77% deles já foram selecionados por empresas da região para atuarem profissionalmente. O restante foi encaminhado para empresas associadas ao Polo.
A iniciativa visa fomentar profissionais da área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Essa é uma das áreas, no Brasil, em que há muita demanda, mas déficit de profissionais – com pelo menos meio milhão de oportunidades em aberto, segundo estudo da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais)
“O PISO parabeniza o projeto e o grande esforço depositado pelos alunos e empresários que acreditaram na formação. É a possibilidade de um futuro mais promissor para esses jovens”, destaca Andresa Cantolini, diretora executiva do PISO.
Rodrigo Simões, diretor presidente da FUNTEC, explica que o objetivo é promover outras turmas. “A FUNTEC trabalha para oferecer cursos profissionalizantes com qualidade e de forma gratuita. Teremos outras turmas e novos cursos dentro da área de TI. A ideia é proporcionar que os alunos consigam uma rápida absorção no mercado profissional”.
Entre as empresas contratantes estão a Siplan, Techno, HDR UP, EVOLUA , Socin, Dart Digital, Comlink e Vortice.
O projeto
O PISO em parceria com a FUNTEC lançou o curso profissional de programação em Java, 100% gratuito e com 4 meses de duração. Os candidatos selecionados também receberam uma bolsa de R$ 640,00 cada.
“O fortalecimento do ecossistema de inovação anda junto com uma digitalização cada vez maior da economia. Assim, a oferta de programas de capacitação de mão de obra para o setor de software resolve não apenas problemas imediatos das empresas, mas também impulsiona o desenvolvimento sócio econômico”, comenta Dalton Marques, Gerente de Desenvolvimento do SUPERA Parque, que faz parte da governança do APL de Software.
FUNTEC
A Fundação disponibiliza cursos de formação profissional voltados às demandas do mercado de trabalho, com o intuito de criar oportunidades reais de emprego e inserção social de jovens e adultos, de forma gratuita e acessível. O público-alvo são pessoas desempregadas ou em busca de novas qualificações para progredir profissionalmente.
Atualmente, a FUNTEC oferece 24 cursos nas áreas de Tecnologia da Informação, Informática, Administração e Comércio, Atendimento e Serviços, Idiomas, Finanças e Ética Profissional. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no site da Funtec (https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/funtec), pelo telefone (16) 3931-5400 ou diretamente na sede da fundação, à rua Álvares Cabral, 629, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
PISO
Criado em 2004 por meio da iniciativa de nove empresas do setor, o Polo de Inovação em Software – PISO, é uma entidade sem fins lucrativos que tem ganhado repercussão nacional devido ao seu trabalho para os avanços do setor de Tecnologia da Informação e profissionalização das empresas de inovação de software da região de Ribeirão Preto, que se tornou importante polo nacional de TI.
Além da iniciativa que envolve cursos, palestras e workshops de aprimoramento para empresários e colaboradores associados, o PISO também conta com programas que estimulam a capacitação de mão-de-obra, fazendo da macrorregião de Ribeirão Preto uma das que mais empregam profissionais de TI na Indústria Brasileira de Software.
O PISO foi, em 2013, reconhecido como Arranjo Produtivo Local (APL) e, através desse reconhecimento, conseguiu um aporte para compra de equipamentos visando o Centro de Capacitação em Software, no SUPERA Parque, que foi operado de 2013 até 2020. Com a pandemia, o Centro foi desativado e os equipamentos doados à FUNTEC.
Em 2022, o PISO teve o reconhecimento renovado pelo Governo do Estado de São Paulo como Arranjo Produtivo Local de Software. Com a renovação, o APL continua qualificado a obter políticas de fortalecimento e participar de editais de fomento, além do acesso a linhas de crédito específicas para as empresas associadas e demais projetos promovidos por entidades parceiras, públicas e privadas.
SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 80 empresas instaladas no Parque, sendo: 57 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 22 empreendimentos no Centro de Negócios e 01 empresa instalada no loteamento. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]