Instituto reconhece a competência do SUPERA Centro de Tecnologia para realização de serviços de calibração de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025
O laboratório de calibração do SUPERA Centro de Tecnologia, que faz parte do SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia, obteve a acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para as grandezas de eletricidade e temperatura. Isso significa que o Instituto reconhece a competência da entidade para a realização de serviços de calibração segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17025.
Essa conquista posiciona o SUPERA Centro de Tecnologia como um membro integrante da Rede Brasileira de Calibração (RBC) do Inmetro e reforça seu compromisso com a excelência e a qualidade nos serviços oferecidos. “De acordo com o Inmetro, a acreditação é o reconhecimento de que o laboratório adota as melhores práticas de gestão, seguindo padrões internacionais de qualidade e de rastreabilidade, para garantia dos resultados dos serviços prestados”, diz Érico Moreli, coordenador do SUPERA Centro de Tecnologia.
Para que fosse possível a conquista, o Centro de Tecnologia investiu na aquisição de equipamentos de calibração de última geração, treinamento de pessoal e calibração de seus instrumentos para garantir a rastreabilidade a padrões internacionais. Toda a infraestrutura, equipe e processos do CT, relacionados aos processos de calibração, foram avaliados por auditores do Inmetro, que atestaram que o laboratório adota as melhores práticas seguindo a ABNT NBR ISO/IEC 17025.
“A calibração é um procedimento essencial para as empresas que precisam garantir a qualidade de seus processos, permitindo a verificação precisa do erro de seus instrumentos de medição e comprovando a rastreabilidade metrológica dos mesmos. Com a acreditação do SUPERA Centro de Tecnologia, as empresas que utilizam os serviços de calibração podem ter a tranquilidade de que seus instrumentos estão sendo calibrados de acordo com rigorosos padrões de qualidade e confiabilidade”, destaca Moreli.
O SUPERA Centro de Tecnologia possui diversos laboratórios para a prestação de serviços tecnológicos, com a finalidade de alavancar o desenvolvimento tecnológico e de qualidade das empresas. A atuação do CT inclui tanto empresas nacionais quanto internacionais. Ao todo, possui nove laboratórios, dispõe de equipamentos, estrutura e equipe qualificada para avaliação da conformidade a requisitos normativos (ensaios), calibrações, melhora e desenvolvimento de novos produtos. Entre os laboratórios existentes, estão: Laboratório de Prototipagem; Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética; Laboratório de Óptica; Laboratório de Ensaios de Segurança Mecânica; Laboratório de Ensaios de Segurança Elétrica; Laboratório de Calibração; Laboratório de Ensaios em Equipamentos Raio-X; Laboratório de Química e Laboratório de Genômica.
Os benefícios da acreditação
Para os laboratórios acreditados:
– Integra o laboratório à Rede Brasileira de Calibração (RBC)
– Transmite confiabilidade e segurança para o cliente
– Sinaliza ao mercado que o laboratório adota as melhores práticas para a gestão da qualidade
Para os consumidores finais:
Confiança nos resultados das calibrações
– Garantia da rastreabilidade metrológica dos instrumentos de medição
– Segurança e tranquilidade quando sujeito a algum processo de auditoria, seja de clientes, certificadoras ou agência reguladoras
Entenda o processo RBC
Quando um laboratório de calibração integra a Rede Brasileira de Calibração (RBC), significa que o mesmo atende a todos os requisitos da ABNT NBR IEC/ISO 17025, que é a norma internacional de qualidade utilizada para laboratórios de ensaios e calibração. Ao atender essa norma, o laboratório internaliza as melhores práticas de qualidade de laboratórios de ensaios e calibração, não somente no Brasil como também na maioria dos países que utilizam a ISO/IEC como referência.
A avaliação de que o laboratório atende a todos os requisitos da ABNT NBR IEC/ISO 17025 é realizada pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO – CGCRE, que envia uma equipe de avaliadores especialistas, tanto da área técnica quanto da área de gestão da qualidade, para garantir que todas as exigências da referida norma sejam atendidas.
Após a avaliação da equipe da CGCRE, o laboratório obtém a acreditação e consequente inclusão na RBC, sinalizando ao mercado que adota as melhores práticas para a gestão da qualidade e garantia dos resultados, de forma a transmitir para o cliente segurança nas calibrações e rastreabilidade metrológica.
SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a SUPERA Incubadora de Empresas, o SUPERA Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do SUPERA Centro de Negócios.
Ao todo, são 78 empresas instaladas no Parque, sendo: 51 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 27 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]