Com a globalização, o processo de internacionalização de empresas vem crescendo cada vez mais. Mas, o que é, como e quando iniciar uma Internacionalização? Nesta artigo, você vai saber sobre isso e como montar um plano de internacionalização para seu negócio.
O processo de Internacionalização significa expandir a atuação da empresa para o mercado internacional. Esse processo inclui desde a importação e exportação de produtos, até a produção de produtos e serviços em outros países.
Resumidamente, a internacionalização é o processo de integração de uma empresa com o mercado externo, tendo seu início baseado em uma decisão da empresa em começar sua atuação empresarial em outro país, podendo passar por diversas fases de comprometimento e mudanças.
Quais são as vantagens da internacionalização das empresas?
Podemos listar vários: Ganho de novos mercados; acúmulo de experiências de mercado; criação de uma marca global; diluição dos riscos; modernização da empresa; aprendizado e capacitação; atualização tecnológica; redução de carga tributária e vários outros.
Um dos maiores ganhos envolvendo essa modalidade é que as empresas internacionalizadas ficam menos expostas aos efeitos de crises. Mesmo com uma economia globalizada, em que nenhuma economia é isolada do resto do mundo, os efeitos são mais brandos em alguns países do que em outros.
Como internacionalizar?
Um dos pontos cruciais é o estudo de mercado, para definir qual país será feita a expansão. No estudo, devem ser identificados inúmeros aspectos acerca do país, como:
– Hábitos e Comportamentos da cultura do país;
– Situação política;
– Situação econômica;
– Questões técnicas e regulatórias para adesão do produto no mercado-alvo;
– Custo de toda operação
– Dificuldades envolvendo língua
– Prospecção de clientes
– Estudo de Concorrência
– Reflexão estratégica
– Logística
O estudo de mercado é de suma importância, pois é neste momento em que a empresa irá entender, planejar e estruturar a internacionalização.
Neste estudo, será possível compreender se o seu produto tem adesão ao mercado-alvo, se sua empresa está preparada para iniciar uma atuação internacional e até estruturar como irá fazer essa expansão.
Com a internacionalização, a empresa terá um crescimento da sua base de clientes e, consequentemente, de receita. Além disso, é possível que novas soluções e unidades sejam criadas e abertas para atender às demandas e necessidades existentes em outro país.
Além dos benefícios já citados, de expansão de mercado e conquista de novos clientes, uma atuação no exterior pode resultar em parcerias para desenvolvimento de novas tecnologias, acordos de colaboração com empresas estrangeiras, possibilidades de fomento de fundos internacionais, participação em programas internacionais, entre outros.
Onde posso buscar ajuda ou quem pode me ajudar nesse processo?
No Brasil, temos várias organizações de apoio ao empresário que podem auxiliar e ajudar em todo o processo:
- Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – organização que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
- As Embaixadas e Consulados Brasileiros ao redor do mundo – estes órgãos estão à disposição para busca de informações e contatos para desenvolver no mercado-alvo.
- Setores de Promoção Comercial no Mundo (SECOM) – departamento do Ministério das Relações Exteriores (MRE), responsável pela busca de informações comerciais para auxiliar o empresariado brasileiro em sua internacionalização ao país-alvo.
- Programas de Internacionalização oferecido às empresas pertencentes à Incubadoras ou Parques Tecnológicos – o Supera Parque têm em sua composição um departamento especializado em Relações Internacionais, afim de auxiliar as empresas incubadas em sua jornada internacional.
- Empresas especializadas em internacionalização – estas empresas possuem uma expertise em mercados e segmentos de atuação específicos.
O empresário que tem interesse em internacionalizar sua empresa ou até desenvolver um estudo de mercado de um país-alvo deve, primeiramente, identificar se em sua região há alguma empresa ou organização de apoio para auxiliá-lo com mentorias ou consultorias envolvendo a temática. E, paralelamente, buscar informações acerca do país de interesse se utilizando dos canais de informação disponíveis do governo.
Sabia que o apoio oferecido pelo International Office, do SUPEPRA Parque, pode ajudar sua empresa e startup no processo de Internacionalização? Confira: www.superaparque.com.br/escritorio-internacional/
Este artigo foi escrito por Henrique Reis, consultor do International Office do SUPERA Parque
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