IMedical inicia processo de internacionalização

Empresa do APL da Saúde abre, no início do segundo semestre, Unidade IMedical nos Estados Unidos

 

A IMedical, empresa ligada ao Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde de Ribeirão Preto, está iniciando seu processo de internacionalização com a abertura de um escritório em Orlando, nos Estados Unidos. O objetivo da empresa é gerar novos negócios para empresas brasileiras da área da saúde por meio de Certificações Locais, Representação e Comercialização de Dispositivos Médicos no exterior.

A empresa é de base tecnológica e está instalada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo, que, assim como o Supera Parque, também faz parte do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação. Pelo fato de Ribeirão Preto também ser considerado um Polo em saúde, a empresa optou por associar-se ao APL da Saúde “A IMedical atua executando pesquisa e desenvolvimento de linhas de dispositivos médicos de alta demanda, formando parcerias estratégicas para fabricação, certificando produtos, comercializando e representando marcas no Brasil e exterior, e oferecendo capacitação do cliente ao uso de produtos”, explica Márcio Lívio Serpa.

Márcio, que é engenheiro industrial mecânico, explica que o processo de internacionalização nasceu a partir de uma parceria firmada com uma empresa líder no setor de ortopedia, sediada em São Paulo. “Acabamos de assinar o contrato e um dos projetos que temos é tornar a IMedical  master representative dos produtos da empresa nos Estados Unidos e Canadá. São produtos que já estão presentes no Brasil e Europa”, conta.

A IMedical irá facilitar o processo de certificação dos produtos na agência reguladora dos Estados Unidos, realizando os trâmites burocráticos para que a empresa possa comercializar naquele país. Para que isso aconteça mais facilmente, a IMedical criou a filial IMedical americana, que abrirá suas portas no começo do segundo semestre.

“Fizemos uma sociedade com um executivo brasileiro que vive nos Estados Unidos há 30 anos e que atuou diversos anos no setor de saúde. Ele representará a empresa lá fora, garantindo que as certificações aconteçam e que esses produtos recebam a certificação de livre comércio”, explica. Depois disso, caberá à IMedical desenvolver distribuidores locais que queiram comercializar os produtos no mercado americano, e realizar a gestão dos distribuidores.

A ideia é que o modelo de representação seja replicado para outras empresas nacionais da área da saúde que queiram conquistar o mercado exterior, mas também para empresas internacionais interessadas em ingressar no mercado brasileiro. O site da empresa é o www.imedicalproducts.com.br.

 

APL da Saúde

O APL da Saúde é uma associação empresarial que tem como objetivo aumentar a competitividade de seus associados. Com aproximadamente 20 empresas associadas de Ribeirão Preto e região, o APL tem o apoio de órgãos governamentais e setoriais. O APL está organizado em grupos setoriais e desenvolve atividades para aprimoramento da gestão, acesso a mercado e capacitação em assuntos regulatórios.

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 59 empresas instaladas no Parque, sendo: 40 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 14 empreendimentos no Centro de Negócios e  5 na aceleradora SEVNA Seed.

Informações para a Imprensa

Medialink Comunicação – (11) 3817-2131

Raul Fagundes – [email protected]

Ana Cunha – [email protected] | (16) 98152-0398