Hidrodomi, empresa parceira do SUPERA Parque, tem projeto publicado na revista Embrapa com inovação para a saúde avícola

Estudo destaca eficácia dos produtos PA, PB, PC e PD na desinfecção de bebedouros, promovendo a saúde das aves e combatendo biofilmes bacterianos em granjas avícolas.

 

A Hidrodomi, empresa parceira do SUPERA Parque, fabricante nacional de produtos para tratamento de água para consumo humano e animal, processos industriais e desinfecção de alimentos e ambientes, foi destaque na revista Embrapa com o artigo “Atividade antimicrobiana de produtos à base de monopersulfato de potássio em bactérias associadas a infecções aviárias”. A publicação foi aprovada e divulgada, recentemente, com participação dos pesquisadores Miguel Augusto Moraes, Mariana Oliveira-Silva, Rafael Silva Goulart, Manoel Henrique Cintra Gabarra, Carlos Eduardo Saraiva Miranda, Paulo Garcia de Almeida e André Pitondo-Silva.

O estudo revelou diferenças notáveis entre os tratamentos testados, evidenciadas por valores significativos, com destaque para o controle DC, que se mostrou mais eficaz, inibindo o crescimento bacteriano em concentrações inferiores a 0,03%. Surpreendentemente, o produto PA se destacou nos testes de concentração inibitória mínima (MIC), apresentando os melhores resultados contra patógenos aviários como APEC, S. enterica subsp. enterica serovar Enteritidis e L. monocytogenes.

“Esse avanço pode não apenas redefinir os padrões na indústria avícola, mas também proporcionar um ambiente mais saudável para as aves, contribuindo para a sustentabilidade e produtividade das granjas. Estamos realizados e ansiosos com mais uma solução inovadora que deve chegar em breve ao mercado”, destaca Paulo Garcia,  Gerente de qualidade e P&D da Hidrodomi.

Esse recente estudo lança luz sobre a eficácia de produtos revolucionários à base de monopersulfato de potássio. Com foco na desinfecção de bebedouros em granjas avícolas, os produtos, denominados PA, PB, PC e PD, apresentaram uma notável atividade antimicrobiana contra biofilmes bacterianos associados a infecções aviárias.

 

Leia neste link o artigo na íntegra, na versão em inglês (original):

www.scielo.br/j/pab/a/hKGNpXC54PbsjxfLQxqQmCr/?format=pdf&lang=en

 

Sobre a Hidrodomi

A Hidrodomi, empresa associada ao APL (Arranjo Produtivo Local) da Saúde de Ribeirão Preto, o qual o SUPERA Parque faz parte da governança, foi fundada em 2006. A empresa produz soluções de cloro e flúor para desinfecção e fluoretação de água em ETAs e poços de abastecimento, como ácido tricloroisocianúrico 90%, hipoclorito de cálcio 65%, dicloroisocianurato de sódio e fluorsilicato de sódio, além de floculantes para tratamento de água e efluentes (polímeros aniônicos, catiônicos e não iônicos) e oxidantes para o tratamento de água (permanganato de potássio). A Hidrodomi também realiza o projeto, fornecimento, implantação, operação e manutenção de sistemas para automação de dosagem dos produtos.

 

SOBRE O SUPERA PARQUE

O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a SUPERA Incubadora de Empresas, o SUPERA Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do SUPERA Centro de Negócios.

Ao todo, são 77 empresas instaladas no Parque, sendo: 51 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 26 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.