parque@superaparque.com.br

+55 16 3315 - 0303

+55 16 3315 - 0735

Funtec, PISO e SEPROSP abrem processo seletivo para curso de formação de desenvolvedores na área de software com encaminhamento profissional

Selecionados participarão de programa de trainee; treinamento terá duração de, aproximadamente, 4 meses, com possibilidade de contratação pelas empresas participantes

 

A Funtec (Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto), o Piso (Polo de Inovação em Software) e o SEPROSP (Sindicato das empresas de processamento de dados e serviços de informática do Estado de São Paulo) firmaram parceria para realização do curso de formação de desenvolvedores na área de software, com vagas para trainee. Os interessados em participar do programa devem realizar a inscrição até o dia 24 de abril via site: www.piso.org.br ou pelo Instagram: pisoribeiraopreto

 

Com duração de quatro meses, os selecionados aprenderão as técnicas mais atuais na área de software e terão aprendizagem teórica e prática. A área de TI é uma das mais dinâmicas e inovadoras do mercado com a previsão de criar 800 mil vagas até o ano de 2025, segundo pesquisas e estudos.

“O aluno será acompanhado por um professor, tornando possível a absorção de experiências e o entendimento de como os profissionais de TI tomam decisões em situações diversas”, explica Rodrigo Simões, diretor presidente da Funtec.

O programa é composto pelas seguintes etapas: Inscrição, Processo seletivo com avaliação comportamental, Treinamento, Análise de Desempenho (apresentação de um projeto) e Contratações. Podem se candidatar jovens que sejam maiores de 18 anos, que tenham conhecimentos básicos em lógica de programação e que estejam fora do mercado de trabalho.

Para Andresa Cantolini, diretora executiva do PISO, é uma excelente oportunidade, pois muitos podem já sair empregados, iniciando uma carreira promissora. “Ao final do programa, os alunos poderão ser contratados mediante a quantidade de vagas disponíveis nas empresas e análise do desempenho no programa”.

Os treinamentos presenciais começarão em 29 de maio de 2023, no período da tarde das 13h às 17h e acontecerão na Funtec. O aluno receberá certificado de conclusão do curso.

 

O projeto

A Funtec, Piso e o SEPROSP firmaram uma parceria e lançaram o processo seletivo para o curso de formação para desenvolvedores na área de software. O projeto terá ainda um programa de trainee, para inserir os selecionados no mercado de trabalho, no qual será contratado pela empresa participante do projeto e terá o salário e benefícios compatíveis com a modalidade de contrato.

Os candidatos selecionados para participação do programa também receberão uma bolsa no valor de R$1.000,00 (Um mil reais) dividido em 4 parcelas.

Dalton Marques, gerente de desenvolvimento do SUPERA Parque, comenta que a parceria entre as instituições promove capacitação para atender a uma demanda crescente de mercado do Arranjo Produtivo de Software. “O mercado de TI é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Será possível não só capacitá-los como dar oportunidades para já serem absorvidos no mercado de trabalho por empresas da nossa região”, ressalta.

Os interessados em participar do programa devem realizar a inscrição até o dia 24 de abril via site: www.piso.org.br, ou pelo Instagram: pisoribeiraopreto.

 

O curso

O curso não se limita em desenvolver apenas a carreira de TI. A instituição tem parceria com a Faculdade Barão de Mauá, responsável pelo processo de recrutamento de seleção que é realizado pelas alunas e alunos do último ano de Psicologia.

FUNTEC

A Fundação disponibiliza cursos de formação profissional voltados às demandas do mercado de trabalho, com o intuito de criar oportunidades reais de emprego e inserção social de jovens e adultos, de forma gratuita e acessível. O público-alvo são pessoas desempregadas ou em busca de novas qualificações para progredir profissionalmente.

Atualmente, a FUNTEC oferece 24 cursos nas áreas de Tecnologia da Informação, Informática, Administração e Comércio, Atendimento e Serviços, Idiomas, Finanças e Ética Profissional. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no site da Funtec (https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/funtec), pelo telefone (16) 3931-5400 ou diretamente na sede da fundação, à rua Álvares Cabral, 629, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

PISO

Criado em 2004 por meio da iniciativa de nove empresas do setor, o Polo de Inovação em Software – PISO, é uma entidade sem fins lucrativos que tem ganhado repercussão nacional devido ao seu trabalho para os avanços do setor de Tecnologia da Informação e profissionalização das empresas de inovação de software da região de Ribeirão Preto, que se tornou importante polo nacional de TI.

Além da iniciativa que envolve cursos, palestras e workshops de aprimoramento para empresários e colaboradores associados, o PISO também conta com programas que estimulam a capacitação de mão-de-obra, fazendo da macrorregião de Ribeirão Preto uma das que mais empregam profissionais de TI na Indústria Brasileira de Software.

O PISO foi, em 2013, reconhecido como Arranjo Produtivo Local (APL) e, através desse reconhecimento, conseguiu um aporte para compra de equipamentos visando o Centro de Capacitação em Software, no SUPERA Parque, que foi operado de 2013 até 2020. Com a pandemia, o Centro foi desativado e os equipamentos doados à FUNTEC.

Em 2022, o PISO teve o reconhecimento renovado pelo Governo do Estado de São Paulo como Arranjo Produtivo Local de Software. Com a renovação, o APL continua qualificado a obter políticas de fortalecimento e participar de editais de fomento, além do acesso a linhas de crédito específicas para as empresas associadas e demais projetos promovidos por entidades parceiras, públicas e privadas.

 

SUPERA Parque

O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 72 empresas instaladas no Parque, sendo: 45 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 27 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.

 

Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos

Ana Cunha | (16) 99322.8972 | ana@skycomunicacao.jor.br

Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | caio@skycomunicacao.jor.br