Fipase participou do Smart City Business America Congress

Evento aconteceu entre os dias 28 e 30 de março, em Curitiba, e reunindo gestores públicos, CEOs e representantes de APLs

 

A Fipase, gestora do Supera Parque, participou do Smart City Business America Congress & Expo, em Curitiba. O evento, maior encontro sobre cidades inteligentes da América Latina, reuniu prefeitos de mais de 80 cidades de 10 diferentes países, além de CEOs de grandes empresas e representantes de Arranjos Produtivos Locais (APLs), com objetivo de debater de que forma a administração pública e a iniciativa privada podem contribuir para o desenvolvimento das cidades e melhoria de qualidade de vida dos cidadãos, com o apoio de novas tecnologias.

 

O evento contou com um Fórum de Arranjos Produtivos Locais de Tecnologia da Informação e Comunicação, alinhado, desta forma, com as ações da Fipase de apoio ao PISO (Polo da Indústria de Software) da região de Ribeirão Preto. “O fórum discutiu políticas públicas e ferramentas de apoio para o desenvolvimento de APLs”, explicou Dalton Marques. Outras sessões do evento abordaram temas como inovação em modelo de negócios, desafios na implantação de cidades inteligentes, potencial das startups na economia das cidades e cidades como promotoras de startups.

 

A 4ª edição do encontro reuniu mais de 3 mil participantes e mais de 30 palestrantes. Durante os três dias, foram realizados painéis e plenárias, além de eventos paralelos, como a agenda ONU-Habitat e Lincoln Instituto of Land Policy, Parceria Público Privada, entre outros.

 

Sobre a Fipase

 

A Fipase – Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde, foi criada em 2001, por meio de lei municipal. A Fundação atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos.

 

Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. É por meio da Fundação que o Supera Parque de Inovação e Tecnologia e a Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica promovem ações de incentivo ao empreendedorismo e à inovação em Ribeirão Preto e região.

 

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 51 empresas instaladas no Parque, sendo: 40 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 10 empreendimentos no Centro de Negócios e 2 no SEVNA Seed (uma das empresas da aceleradora também integra a Incubadora de Empresas).

 

PISO

Criado em 2004 por meio da iniciativa de nove empresas do setor, o Polo Industrial de Software – PISO, é uma entidade sem fins lucrativos que tem ganhado repercussão nacional devido ao seu trabalho para os avanços do setor de Tecnologia da Informação e profissionalização das indústrias de software da região de Ribeirão Preto, que se tornou importante polo nacional de TI. Além da iniciativa que envolve cursos, palestras e workshops de aprimoramento para empresários e colaboradores associados, o PISO também conta com programas que estimulam a capacitação de mão-de-obra, fazendo da macrorregião de Ribeirão Preto uma das 20 que mais empregam profissionais de TI na Indústria Brasileira de Software.

 

Informações para a Imprensa

Medialink Comunicação – (11) 3817-2131

Raul Fagundes – [email protected]

Ana Cunha – [email protected] | (16) 98152-0398