Gerente da Fipase palestrará em mesa sobre Inovação e Tecnologia
A Fipase – Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde participa, nos dias 9 e 10 de dezembro, da 7ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs). O evento, que será realizado em Brasília, tem como objetivo aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento local, promovendo a troca de informações e experiências entre os participantes.
A Fipase participa da mesa temática sobre Inovação e Tecnologia, com palestra de Dalton Marques, gerente de Desenvolvimento. “Vamos apresentar os desafios das empresas do APL da Saúde e as ações que empreendemos para incrementar a inovação do setor. Enquanto em alguns segmentos, como o odontológico, temos uma boa posição competitiva no mercado internacional, com produtos de alto conteúdo tecnológico, em outros, ainda é preciso avançar”, explica.
Da mesa temática também participarão: José Luís Gordon – Diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII; Eduardo Jorge Valadares de Oliveira – Diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde – SCTIE do Ministério da Saúde; Laís Silveira Costa – Grupo de Pesquisa e Inovação da FIOCRUZ.
Durante os dois dias de evento, serão realizadas palestras, oficinas, minicursos, mesas temáticas e apresentação de cases, além de uma mostra com produtos e serviços produzidos por arranjos produtivos locais brasileiros. “É uma oportunidade de network com atores de todo o país que atuam na governança de APLs. Aprendemos uns com os outros e discutimos estratégias para promover o desenvolvimento das empresas”, afirma Marques.
A conferência, que acontece a cada dois anos, é realizada pelo Grupo de Trabalho Permanente de apoio aos APLs, composto por representantes do Governo Federal e instituições privadas, e coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A programação completa está disponível no site: http://www.conferenciabrasileiraapl.com/#programacao
Sobre a Fipase
A Fipase – Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde, foi criada em 2001, por meio de lei municipal. A Fundação atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos.
Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. É por meio da Fundação que o Supera Parque de Inovação e Tecnologia e a Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica promovem ações de incentivo ao empreendedorismo e à inovação em Ribeirão Preto e região. Conheça:
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 45 empresas instaladas no Parque, sendo 37 delas na Supera Incubadora e 8 empreendimentos no Centro de Negócios.
APL da Saúde
O APL da Indústria da Saúde é uma associação empresarial que tem como objetivo aumentar a competitividade de seus associados. Com aproximadamente 30 empresas associadas de Ribeirão Preto e região, o APL tem o apoio da Fipase, de órgãos do governo de São Paulo, da ABDI, SEBRAE e CIESP.
O APL está organizado em grupos setoriais e desenvolve atividades em áreas como: assuntos regulatórios; compras conjuntas e logística; gestão e qualificação de pessoas; e promoção comercial e eventos.
Informações para a Imprensa
Medialink Comunicação – (11) 3817-2131
Raul Fagundes – [email protected]
Ana Cunha – [email protected] | (16) 98152-0398