Empresas do APL da Saúde são ganhadoras do Prêmio Exporta SP

As empresas Gigante Produtos Médicos (Ribeirão Preto) e Aditek (Cravinhos) foram condecoradas pela SP Chamber of Commerce, da Associação Comercial de São Paulo

Duas empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde foram condecoradas com o prêmio Exporta SP, concedido pela SP Chamber of Commerce, da Associação Comercial de São Paulo. O prêmio tem como objetivo estimular que pequenas empresas expandam suas vendas para o mercado internacional.

Foram premiadas as empresas Gigante Produtos Médicos, de Ribeirão Preto, e Aditek, de Cravinhos. “Depois do prêmio de melhor incubadora do país e do prêmio líderes da saúde, na categoria empreendedorismo, conferidos à Supera, o reconhecimento a essas empresas do APL da Saúde mostra que todo o habitat de inovação de Ribeirão Preto está fortalecido”, constatou Dalton Marques, gerente de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde), gestora do Supera Parque.

Para Henrique Venozo, diretor Industrial da Gigante, o prêmio é um incentivo para que a empresa continue trabalhando com foco em exportações. “A exportação é um caminho de crescimento que a Gigante vem buscando nos últimos anos. O nosso objetivo é que 40% da receita da empresa seja decorrente desse mercado”, conta. Hoje, a empresa tem como mercados prioritários o Brasil, países da América Latina, além de África e Ásia.

Para a escolha dos premiados, a Associação Comercial de São Paulo levou em consideração critérios como crescimento absoluto das exportações; crescimento das exportações para países da Associação Latino-Americana de Integração; incorporação de novos produtos ao portfólio de exportações e diversificação de mercados de destino das exportações.

 Sobre a Fipase 

A Fipase – Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde, foi criada em 2001, por meio de lei municipal. A Fundação atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos.

Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. É por meio da Fundação que o Supera Parque de Inovação e Tecnologia e a Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica promovem ações de incentivo ao empreendedorismo e à inovação em Ribeirão Preto e região.

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 45 empresas instaladas no Parque, sendo 37 delas na Supera Incubadora e 8 empreendimentos no Centro de Negócios.

 APL da Saúde 

O APL da Indústria da Saúde é uma associação empresarial que tem como objetivo aumentar a competitividade de seus associados. Com aproximadamente 30 empresas associadas de Ribeirão Preto e região, o APL tem o apoio da Fipase, de órgãos do governo de São Paulo, da ABDI, SEBRAE e CIESP.

O APL está organizado em grupos setoriais e desenvolve atividades em áreas como: assuntos regulatórios; compras conjuntas e logística; gestão e qualificação de pessoas; e promoção comercial e eventos.

Informações para a Imprensa

Medialink Comunicação – (11) 3817-2131

Raul Fagundes – [email protected]

Ana Cunha – [email protected] | (16) 98152-0398