Este dicionário ajudará a entender e ter sempre disponível termos que você possa a vir se deparar no dia a dia
Quem está pensando em empreender ou até começando uma startup precisa ter noção de muitos termos técnicos, que por vezes vêm do inglês ou do mundo dos negócios.
Por esse motivo, listamos abaixo as expressões mais utilizadas no ambiente de inovação e startups, com uma breve explicação de cada uma. Dessa forma, você ficará familiarizado e terá facilidade em não só conversar, mas entender mais facilmente sobre o tema.
Conheça:
⦁ Startup
É uma empresa que possui um modelo de negócios escalável e inovador, normalmente baseado em tecnologias.
⦁ Parque tecnológico
É um espaço de promoção da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Ele permite a integração/cooperação entre empresas de segmentos diferentes, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. Essa concentração gera benefícios econômicos para os envolvidos e para a comunidade.
⦁ Aceleradora
É uma instituição que dá apoio financeiro, oferece consultoria, treinamento e promove eventos, em troca de participação nas ações da empresa acelerada, com programas que duram – em média – de três a seis meses. Também pode apresentar o empreendedor para investidores, clientes e parceiros.
⦁ Incubadora de Empresas
É um ambiente que apoia e dá suporte para pequenas empresas ou microempresas, normalmente nas fases iniciais de desenvolvimento do negócio, em diferentes áreas, como mercadológico, administrativo, entre outros. O serviço que presta geralmente é temporário. É um dos principais e mais antigos habitats de inovação.
⦁ Coworking
Espaço de trabalho compartilhado por diversas empresas ou profissionais reunindo pessoas que não trabalham necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação. É possível trocar experiências e networking devido a essa divisão “comunitária”.
⦁ Advisor
O termo em inglês pode ser traduzido para “Conselheiro”. Esta é a função que um Advisor tem: abrir portas e dar insights sobre o segmento em que a pessoa que foi aconselhada está inserida. É um orientador e fonte confiável para novas ideias.
⦁ Stakeholder
É um termo da língua inglesa que tem como significado “grupo de interesse”. São as pessoas e as organizações que podem ser impactadas por um projeto ou empresa, de forma direta ou indireta, positiva ou negativamente. Pode incluir atores públicos ou privados.
⦁ MVP (Minimum Viable Product)
É uma versão de testes de um determinado produto ou serviço, visando validá-lo junto a stakeholders. Permite que empreendedores coloquem sua ideia para avaliação do mercado, sem ter ainda grande comprometimento de recursos no seu desenvolvimento, facilitando ajustes para a concepção do produto final.
⦁ Pivotar
A palavra pivotar faz referência ao verbo to pivot, que, em inglês, significa “girar/mudar”. É usado apenas quando houver uma mudança grande na estratégia de negócio da empresa.
⦁ Market Place
É um modelo de negócio similar ao de um shopping center virtual. É um espaço de compra e venda de produtos, de qualquer segmento, por diferentes ofertantes.
⦁ Business Model Canvas
Ou “Quadro de modelo de negócios” é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite que um negócio seja completamente visualizado em uma única página.
⦁ Design Thinking
É uma abordagem com processo de pensamento crítico, criativo, rápido e interativo, utilizada para gerar soluções eficientes e inovadoras, com o foco nas pessoas, para a empresa.
⦁ Pitch
É uma curta apresentação, normalmente de até 5 minutos, com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio.
⦁ Customer Development
É uma metodologia que visa chegar ao melhor Product/Market Fit (alinhamento entre produto e mercado).
⦁ Bootstrapping
É a criação de uma startup utilizando recursos próprios, ou dos sócios, caso os tenha. É uma forma de iniciar um negócio sem depender de investimentos externos.
⦁ SAAS
A sigla corresponde ao termo Software as a Service e é uma forma de utilizar software ou soluções de tecnologia por meio da internet
⦁ Proposta de Valor
Inovações que a startup oferece, diferenciais em relação aos concorrentes, definidas a partir de uma análise detalhada das necessidades do cliente;
⦁ Modelo de Assinatura
Startups que oferecem produtos ou serviços mensais mediante pagamento mensal para os clientes, favorecendo a recorrência de receitas.
⦁ Venture Capital
Também conhecido como capital de risco — é o investimento em empresas com alto potencial de crescimento e rentabilidade, mas também com alto nível de risco. Geralmente, são empresas em fase inicial, seja pré-operacional, seja recém-chegada ao mercado.
⦁ Private Equity
É uma modalidade de investimento que tem como foco empresas já consolidadas. Geralmente, está ligado a empresas mais maduras, em fase de reestruturação, consolidação e/ou expansão de seus negócios
⦁ Valuation
Termo de origem inglesa que significa, adaptado ao português, avaliação de empresas. É o processo de estimar o valor real de uma empresa – ou seu valor intrínseco.
⦁ Escalabilidade
Capacidade que um modelo de negócios tem de aumentar seu faturamento sem precisar elevar proporcionalmente seus custos e investimentos;
⦁ Validar
Processo pelo qual descobre, junto a stakeholders, se o negócio é viável, sendo etapa importante do seu processo de desenvolvimento.
São muitos termos, não é mesmo? Agora você está por dentro para você não ser pego de surpresa.
Então, espero que esse conteúdo ajude você a ter mais conhecimentos sobre o tema. Aproveite também para acompanhar as nossas redes sociais e receber novos conteúdos e informações relevantes!