Profissionais refletem sobre a importância de resistir e de ocupar, cada vez mais, os espaços científicos
O mais recente mapeamento de startups e entidades da Região Metropolitana de Ribeirão Preto destaca que a cada quatro startups, uma delas possui uma mulher como fundadora. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as mulheres são 28% do total de graduados em engenharia e 40% nas áreas de ciência da computação e informática.
Para Saulo Rodrigues, gerente da Incubadora do SUPERA Parque, é fundamental a participação na área de mulheres e meninas. “A questão de gênero têm sido relevante nos debates do SUPERA Parque. Incentivamos e promovemos diversas iniciativas nas quais elas são protagonistas, como o Juntas no Supera, que existe desde 2018”, ressalta.
O discurso de Rodrigues é defendido por membros de instituições importantes mundialmente. “Neste Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, peço a todos que criem um ambiente onde as mulheres possam realizar o seu verdadeiro potencial e as meninas de hoje se tornem as principais cientistas e agentes de inovação de amanhã, moldando um futuro justo e sustentável para todos”, reforça António Guterres, Secretário-Geral da ONU.
No dia 11 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data é celebrada em diversos países, com atividades que visam dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.
Mulheres no ambiente de inovação e tecnologia
O SUPERA Parque, localizado em Ribeirão Preto, é um exemplo de iniciativa pública que promove a inclusão das mulheres na área. O parque tecnológico, além de promover diversas ações, tem, atualmente, cerca de 40 mulheres no comando de startups assistidas.
Como é o caso da Carla Souza, farmacêutica e PhD, que fundou a startup Proderme em 2021. “Sempre fui apaixonada e comprometida com a Pesquisa e tenho o sonho de transformar meu conhecimento e experiência para solucionar os problemas mais desafiadores da área da saúde”. A Nathalia Nossi, Co-fundadora e CMO, é química e MSc, e afirma que “a Proderme tem como propósito reimaginar a forma como os fármacos são administrados, através de uma plataforma de drug delivery, contendo centenas de microagulhas que conseguem liberar os fármacos dentro da pele de forma indolor e minimamente invasiva. Estar neste ambiente contribui bastante para a nossa evolução”, destaca.
Stela Virgilio, empreendedora assistida pelo parque, conta que desde o início da sua carreira trabalha na ciência. “A ciência está praticamente ligada à minha formação profissional e pessoal. Trabalho com ciência desde a iniciação científica no primeiro ano de graduação, passando posteriormente a pós-graduação, pós-doutorado e na pesquisa e desenvolvimento dentro da ByMyCell, totalizando 17 anos de ciência”.
Já Simone Dala Rosa também tem uma longa trajetória com a ciência. “Trabalho com ciência desde 1998, onde comecei meus estágios e projetos de pesquisa durante minha vida acadêmica. Eles me ajudaram e fizeram a minha base”, conta a empreendedora, que atua na startup AVITA desde 2017.
Outro caso é o da cientista e empreendedora Isabelle Rodrigues dos Santos. “Atuo como cientista desde 2012 até o presente momento. Além disso, sou co-fundadora da Dr. Fisiologia, que foi fundada em 2020, e é uma startup que tem como propósito aproximar a informação científica da sociedade”, conclui.
SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 74 empresas instaladas no Parque, sendo: 49 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 24 empreendimentos no Centro de Negócios e 01 empresa instalada no loteamento. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]