Tão importante como realizar o sonho de empreender, é saber o que é inovação e como ela pode ajudar no seu negócio. Também é fundamental saber e conhecer as ferramentas que auxiliarão no empreendedorismo e intraempreendedorismo.
Há diversas ferramentas que podem estimular e auxiliar no processo de inovação, bem como apoiar em ideias e oportunidades para a gestão empresarial.
Vamos conhecer três delas mais detalhadamente: Design Thinking, Canvas da Proposta de Valor (Value Proposition Canvas) e Modelo de Negócios Canvas (Business Model Canvas)?
Design Thinking
Seu objetivo é resolver problemas complexos com o foco nas pessoas. Para tanto, soma profissionais com competências e habilidades diferentes para maximizar a geração de insights e a aplicação prática deles.
A ideia é que o processo seja realizado de forma coletiva e colaborativa. É importante destacar que ela é uma abordagem e não uma metodologia.
Suas aplicações são variadas. Nas empresas, é comum utilizar a abordagem para encontrar soluções para os mais diversos problemas. Outra possibilidade é utilizá-la na elaboração de novos produtos e serviços.
O termo significa “pensamento do design” ou “pensar como designer”.
Pensamentos equivocados sobre o Design Thinking
Muitas pessoas pensam que essa abordagem é só para quem trabalha e está relacionada a design, artes, estética ou comunicação. Mas não é felizmente.
As etapas do Design Thinking podem, em geral, ser resumidas pelos seguintes passos:
1. Criar empatia ou compreender
Entender quais são as necessidades das pessoas envolvidas no problema (consumidores, funcionários etc), do que precisam, do que gostam, o que querem.
2. Definir
A partir daquela pesquisa, delimitar qual é o problema, o que precisa ser resolvido ou criado.
3. Idear
É a fase de brainstorm, em que as ideias e sugestões devem fluir sem censura, sem medo de errar.
4. Prototipar
Escolher uma ou algumas ideias e criar protótipos.
No caso de produtos, esse é o momento de investir em protótipos em uma versão beta (versão não definitiva). Já para os serviços, vale desenvolver representações gráficas simulando as ações sugeridas como solução.
5. Testar/Implementar
Agora é hora de experimentar os protótipos e escolher o que faça mais sentido. A última etapa do processo de Design Thinking é o momento de tirar a ideia do papel e colocar em prática.
Nessa parte, os setores de comunicação e marketing da empresa são essenciais para ter uma boa aceitação perante o público.
Elas podem se repetir ao longo do processo, já que pode ser necessário refinar as ideias ou partir de outro ponto de vista. É importante entender que esse processo é contínuo e incremental, bem como exige melhorias constantes.
Benefícios do Design Thinking
O Design Thinking traz inúmeros ganhos para as empresas e clientes. Seus ganhos são valiosos, principalmente quando observamos a longo prazo.
Transforma a forma como as empresas desenvolvem produtos, serviços, estratégias etc;
Promove integração e comunicação entre equipe e profissionais de outras áreas;
É um processo flexível na sua execução — pode ser realizado o quanto precisar e pode ser aplicado de diversas maneiras, dependendo do time ou da empresa.
Maior engajamento e adaptabilidade entre as pessoas;
Cria um ambiente organizacional mais forte;
Maior satisfação e fidelização das personas;
Por que investir no design thinking?
É uma importante ferramenta na busca por soluções inovadoras, criativas, práticas e rápidas. É um jeito de solucionar desafios por diferentes perspectivas e para quem precisa se adaptar às inovações que o mercado exige de forma rápida.
Seu custo de implementação é extremamente reduzido, enquanto a vantagem competitiva que ele gera é enorme.
Para que serve o design thinking
Principalmente para criar novos produtos e serviços. Mas a lista de utilidades é extensa: pensar em soluções para problemas de empresas e seus clientes, desenvolver novas ferramentas e até marcas… enfim, para fazer inovação na prática. Além disso, ajuda a resolver problemas de rentabilidade.
Quem usa
Empresas, órgãos e instituições dos mais variados tamanhos e segmentos por todo o mundo. Gigantes como Sony, P&G, Nike e Apple já incorporaram a abordagem. No Brasil, o Itaú Unibanco, Natura e Totvs, por exemplo, também incorporaram o design thinking ao dia a dia.
Como aplicar no seu negócio? Não pense que Design Thinking é só para os gigantes do mercado. Cada vez mais, pequenas e médias empresas têm utilizado essa perspectiva. Basta que todos os interessados que, ao iniciarem o processo, estejam a par das etapas para fazer a abordagem funcionar.
Algumas ferramentas para desenvolver o design thinking
Ferramentas facilitam muito para pôr em prática determinado assunto, não é? No design thinking também temos algumas. Na aplicação das etapas é possível aplicar algumas ferramentas que deem dinâmica e facilitem o alcance do objetivo.A principal é o brainstorm.
Também pode-se usar o Mapa de Empatia. Outra opção é o mapa mental que ajuda com a visualização do processo criativo, assim como, também, os post-its. Inicia com o problema identificado e, depois, vai criando ramificações por diante.
Por fim, o storyboard ajuda no desenvolvimento de uma narrativa, como se contasse uma história para a resolução do problema, considerando os cenários e tudo mais.
Conteúdo extra:
Para se aprofundar mais sobre o assunto, leia os livros Design Thinking, de Tim Brown, e Isto é Design Thinking de Serviços: Fundamentos, Ferramentas, Casos Marc Stickdorn, Jakob Schneider, e outros. Há um TED Talk de David Kelley.
Canvas da Proposta de Valor
Desenvolvido pelo Alexander Osterwalder, o Value Proposition Canvas (Canvas da Proposta de Valor) é uma ferramenta que explora apenas os blocos proposta de valor e segmentos do Business Model Canvas. Elas possuem três partes para serem preenchidas.
Com essa ferramenta é possível entender as necessidades, dores, expectativas e tarefas do cliente e como o seu produto se enquadra e pode ajudar a resolver esses problemas.
Ela auxilia você a entregar a solução ideal para o cliente. Não é demais?! Isso facilita e deixa ainda mais evidente o quanto esse negócio pode ser viável, além de facilitar até mesmo a sua comunicação.
Apesar de serem bem parecidas, essas ferramentas são complementares, cada uma delas tem uma função e responde a diferentes perguntas em fases específicas de um projeto.
Pela sua simplicidade e precisão, essa ferramenta atualmente é utilizada nas mais renomadas escolas de negócios, como Stanford e UC Berkeley.
Quando usá-la?
Desde entender os clientes até ser utilizada para estruturar o processo de vendas, a ferramenta contribui muito para entender as necessidades dos clientes. Geralmente, é utilizada mais no período de descobrimento da Startup. Mas também pode ser usada para entender os clientes em uma empresa mais estruturada.
A adoção desta metodologia traz alguns benefícios:
1. Entender as necessidades do cliente;
2. Comparar o que você está entregando com a necessidade do cliente;
3. Desenvolver produtos conforme a necessidade do usuário; e
4. Economizar tempo e dinheiro.
Já o principal ponto negativo é que tanto você como sua equipe precisam estar bem preparados para entender a necessidade do cliente, já que deve-se pensar como o cliente gostaria de usufruir dos benefícios do produto/serviço.
Bom, mas como funciona essa ferramenta?
O Value Proposition Canvas é formado por duas figuras que é o perfil do cliente (na direita) e o mapa de valor/produto (na esquerda).
No perfil do cliente temos o customer jobs (Tarefas do cliente), gains (ganhos) e pains (dores). O ideal é que você comece nele para entender as suas necessidades.
Customer jobs são as tarefas que o cliente deseja realizar, necessidades que querem satisfazer ou problemas que querem resolver, e elas são divididas em funcionais, sociais e emocionais.
– Funcionais é quando o cliente precisa solucionar um problema/tarefa específica;
Social está mais ligado ao status e poder;
– Emocional é o bem estar, segurança, um estado emocional que se espera obter.
Pains são as dores, queixas, insatisfações que o cliente passou ou passa para realizar a tarefa para resolver o problema. É importante classificar cada dor como severa ou leve e indicar a sua frequência.
Gains são os benefícios que o seu cliente espera e deseja, alegrias quando o cliente realiza uma tarefa.
Por fim, o mapa de valor é onde você descreve como você vai entregar (proposta de valor) com o produto ou serviço.
Products & services (Produto & Serviços) são as funcionalidades que você tem a oferecer que resolvem os problemas dos seus clientes. Eles podem ser funcionais, sociais, emocionais, necessidades básicas, comprador, cocriador ou intermediário.
Pain relievers são as principais características ou dores do seu cliente que o seu produto ou serviço resolve ou alivia para a realização da tarefa.
Gain creators descrevem como o seu produto ou serviço cria ou supera as expectativas do cliente, qual é o diferencial que vai gerar ganhos esperados e inesperados ao cliente.
Com o Value Proposition Canvas preenchido, o que fazer?
Uma vez que você tenha preenchido todos os campos do Canvas, você deve utilizar as informações com sabedoria.
Lembre-se: o objetivo é maximizar o valor gerado para os clientes. Com o Value Proposition Canvas preenchido você estará cheio de ideias e melhorias para seus produtos e serviços. Implemente-as!
Framework do Canvas da Proposta de Valor
Conteúdo extra:
Vídeos do Alexander Osterwalder (em inglês) o Canvas da Proposta de Valor
Modelo de Negócios Canvas (Business Model Canvas)
É uma ferramenta muito útil, principalmente para novos empreendedores e para quem quer lançar uma startup. Em suma, com ela é possível estruturar de forma clara e organizada informações sobre um determinado negócio.
O que é Business Model Canvas?
Criada por Alexander Osterwalder, o Business Model Canvas, ou simplesmente Canvas, é uma ferramenta para planejar e definir o modelo de negócio. É uma ferramenta de visualização e de planejamento estratégico criada nos anos 2000.
Sua grande vantagem é que permite sintetizar a ideia de negócio em apenas uma página, já que possui 9 partes a serem preenchidas. Outra facilidade é quanto ao seu preenchimento que pode ser bastante rápido e simples.
Como funciona?
O uso do Modelo Canvas não é um substituto do Plano de Negócios, mas uma ferramenta que facilita seu entendimento. Em suma, apresenta a forma como a empresa irá operar e gerar valor ao cliente.
Benefícios
Agiliza e facilita o processo estratégico;
É uma ferramenta flexível e de fácil compreensão;
Sua visualização estratégica aumenta a competitividade;
Traz organização e objetividade para a empresa;
Estimula a criatividade e simplifica a comunicação.
Como preencher
São nove categorias que se referem aos blocos de construção de uma organização:
Tendo em vista as mudanças rápidas do mercado atual, recomenda-se coletar opiniões e fazer uma pesquisa de mercado.
Confira este exemplo de Canvas já preenchido:
1 – PROPOSTA DE VALOR
Aqui, é informado qual é o valor que você está oferecendo ao seu segmento de clientes.
2 – SEGMENTO DE CLIENTES
Para quem o seu negócio gera valor. Isto é, qual é o público-alvo foco que irá consumir seus produtos ou serviços.
3 – OS CANAIS
Quais canais você utilizará para manter contato com os seus clientes e potenciais clientes?
4 – RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Que ações de relacionamento com clientes sua marca realizará?
5 – ATIVIDADE-CHAVE
Quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor do seu negócio?
6 – RECURSOS PRINCIPAIS
São os recursos essenciais para realizar as atividades-chave do seu negócio
7 – PARCERIAS PRINCIPAIS
Quem serão os parceiros e fornecedores essenciais para otimizar suas atividades diretas e indiretas a fim de gerar economia e aumentar a competitividade?
8 – FONTES DE RECEITA
São as formas de obter receita por meio de propostas de valor. Ou seja, comoseu negócio vai gerar lucro.
9 – ESTRUTURA DE CUSTOS
São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar
As ideias representadas nesses blocos definem todos os pontos essenciais, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.
Bônus:
Existem diversos sites com modelos de Canvas para baixar. Inclusive, há plataformas em que você pode preenchê-lo de maneira totalmente online.
Damos, como dica, o Sebrae: https://sebraecanvas.com/?checkedSAS=true#/.