Toda organização, seja esta pública ou privada, precisa gerir a sua imagem, reputação e estabelecer relacionamentos, para conquistar mercado e, consequentemente, vender mais. E não é diferente com as startups. E a comunicação e marketing para startups pode ser um fator crucial para destacá-la e diferenciá-la no mercado.
Não basta ter uma solução incrível ou conquistar um aporte de investimentos, é preciso saber como expor para crescer sua startup.
E a concorrência é acirrada. São mais de 13 mil startups só no Brasil, segundo dados de 2021 da Abstartups, que buscam visibilidade, serem reconhecidas como relevantes e aumentar sua base de usuários.
Mas por onde começar? Afinal, são muitas as áreas, Relações Públicas, Design, Marketing, Branding e/ou Publicidade, e, por muitas vezes, não há muita verba financeira para investir e cada passo que se dá deve estar alinhado aos investimentos.
Startup + comunicação = sucesso!
Primeiramente, o ideal é contar na equipe da sua startup com um profissional de Relações Públicas ou de Marketing.
Isso porque ambos têm conhecimento teórico para gerir a comunicação no dia a dia da startup de forma integrada. Ou seja, são profissionais multidisciplinares com formação para conectar todos os processos comunicacionais, sejam eles internos ou externos.
Uma alternativa, principalmente para quem está começando uma startup, é contratar um estagiário para contribuir na construção de uma imagem positiva. Mas, desde já, precisa estabelecer um percentual de investimento para comunicação e marketing da sua startup.
Afinal, a primeira imagem conta muito, não é? E para se destacar e ser visto com profissionalismo essa pode ser uma grande oportunidade de diferenciação.
Por onde começar?
Não dá para iniciar um negócio de qualquer jeito, né? É preciso já causar um bom impacto no público no primeiro contato. E vamos dar boas dicas a seguir para isso.
O primeiro passo é definir o nome da sua Startup. O nome precisa ser de fácil entendimento e ser registrável no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Uma dica é buscar um profissional especializado em naming para ajudar você nesse processo. Afinal, ninguém quer ter problemas judiciais lá na frente por usar um nome já existente no mercado.
Outro passo essencial é investir na identidade visual (elementos gráficos e visuais) da sua startup. Esse processo precisa de um apoio de um profissional de Designer ou Publicitário que definirá quais cores, logo, formas e fontes serão usados para traduzir todo o conceito por trás da sua marca.
Após isso definido, é hora de definir em quais canais sua marca estará presente, sejam eles site, blog, mídias sociais (LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram e Youtube), etc, e quem produzirá o conteúdo e postará. A princípio, a aposta deve ser no digital porque trata-se de um começo de mais baixo custo e que permite ações segmentadas. Nesse momento, deve-se investir também na compra de mídia online, como o Google e as mídias sociais, para aparecer com precisão, pro público certo, na hora certa.
Vale reforçar que uma startup precisa de tempo para criar território, ter uma história e uma marca. Isso é um processo contínuo que deve ser trabalhado de acordo com o posicionamento da startup, e é aí que entra o Branding.
Grande parte do sucesso da startup depende da apresentação e venda da ideia, seja para colaboradores, investidores, parceiros ou para os próprios clientes finais. E só será possível atingir isso com investimento em Comunicação e Marketing para startups.
Gostou? Nosso próximo artigo trará a visão de uma empresária de startup sobre Marketing e Comunicação, com dicas do que fez. Não perca!
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