Com sucesso de público e boom em mídias sociais, Inova Ribeirão consolida vocação regional para inovação tecnológica

Quarta edição do evento teve 2.000 visitantes, 27 sessões, 76 palestrantes e 45 pitchs de startups

A quarta edição do Inova Ribeirão encerra suas atividades com sucesso de um público de 2.000 pessoas e uma presença tão maciça nas redes socias que, em vários momentos, foi preciso cautela da parte dos organizadores para não congestionar as redes do evento. Embora não seja a primeira edição que o público lote o evento e tampouco as mídias sociais sejam novidade entre o público participante, em nenhuma outra edição se alcançou tamanho engajamento virtual e presencial. 

Até mesmo nos intervalos entre as palestras, as batalhas das startups foram vividas com intensidade pelos participantes e plateia. O próprio local que abrigava as batalhas, um ringue de verdade, colaborou para o clima, além da capacidade de inovação tecnológica proposta pelas participantes.

A qualidade de inovação tecnológica proposta nas 27 sessões, 76 palestras e 45 pitchs de startups realizados durante os três dias do evento é justamente um dos motivos que catapultam a região, cada vez mais, como importante polo de inovação tecnológica do Interior do Estado de São Paulo.

Iniciado na terça-feira, dia 4, o Inova Ribeirão é realizado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento e encerrou suas atividades ontem (6/7).

Nas palestras magnas de 2023, o evento contou com presenças ilustres de palestrantes nacionais e internacionais como José Luiz Tejon, Top of Mind de RH, considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana, e Fernando Seabra, investidor anjo, Advisor no Batalha das Startups, Mentor do Planeta Startup, Avaliador Shark Tank Brasil, Diretor de Inovação da ACSP – Associação Comercial de São Paulo, Influenciador da SAP Brasil, Professor em diversos MBAs na área de Inovação e Empreendedorismo e Criador da Metodologia Pitch Canvas, no Auditório Treesales.

A Arena Indústria & Agro trouxe diversos temas pujantes, como transformação digital e implementação de inovação nas indústrias como culturas alternativas, agricultura regenerativa, como as startups estão impactando o mercado agro e outros com empresas de expressão nacional: Danone, Senai, SpinAgro, Usina São Francisco, AgroBee, Cubo Itaú, AgTech e muitas outras.

Temas em alta como Figital, e-commerce e neurovendas foram abordados na Arena Varejo por especialistas das áreas.

Os intervalos entre as palestras foram dinamizados com a Batalha de Startups realizadas pelo Ribeirão Valley e patrocinadas pela área 51 do Dabi Business Park, que aconteceu em um ringue, onde startups e investidores realizavam as apresentações de seus pitchs, tendo sido a atração principal do evento para quem passava na Arena Soluções.

Com cadastramento moderno e dinâmico, com patrocínio da OurCard, os participantes ganharam um cartão de visitas digital, que funciona via QR CODE ou NFC por aproximação, com personalização e layout de cores do Inova Ribeirão 2023, para guardar com seus dados pessoais, conferir a programação do Inova Ribeirão e principal ferramenta de conexão para networking durante o evento. Durante o evento, mais de 2.300 conexões foram geradas por essa inovação.

 

MAIS DO QUE CONEXÕES, NETWORK

Nos três dias de evento, o espaço PodCast Santa Emília Veículos, realizado pela Conexão Acirp, produziu mais de uma dezena de entrevistas simultâneas e ao vivo com palestrantes, patrocinadores e apoiadores, todas transmitidas pelo Youtube, com mais de mil visualizações cada.

Já nas redes sociais do Inova Ribeirão, o número de impressões passou dos 75 mil, ganho de mais de 700 seguidores durante a semana do evento, além dos mais de 13.000 acessos no site oficial, sendo um sucesso total na internet.

Além disso tudo, o público postou e repostou tanto o Inova Ribeirão que foi preciso uma boa dose de matemática para que os algoritmos não considerassem as contas do evento como spam e a bloqueassem.

Na outra ponta, conexões pessoais se desenrolavam. No encerramento, por exemplo, foi realizada no espaço do Biergarten CorpWorking, com banda e foodtruck, um megaevento com muito networking entre todo o ecossistema.

O propósito do Inova Ribeirão, afinal, é criar oportunidade de estabelecer conexões valiosas e fomentar negócios. Assim, durante o evento, os participantes puderam interagir com outros empreendedores, investidores e profissionais do ecossistema de inovação, ampliando suas redes de contatos e estabelecendo parcerias estratégicas.

Conexões que geraram novas oportunidades de negócios, investimentos e colaborações futuras entre os diversos players do ecossistema.

REALIZADORES

O Inova Ribeirão é um projeto coletivo, envolvendo onze instituições. Para esta edição, conta com a realização da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto via Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento, tendo como coorganizadores ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto; AUSPIN – Agência USP de Inovação; IFSP de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Sertãozinho; INOVAJab Unesp Jaboticabal; SEBRAE Ribeirão Preto e Região; SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Ribeirão Preto; SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Ribeirão Preto; CDL / SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto; e SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto.

Créditos: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto