Desenvolvido pela empresa da Supera Incubadora, Lex Plena é voltado para estudantes e profissionais de Direito
A CIAware, startup ligada à Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, lançou uma plataforma para estudantes e profissionais da área jurídica, como advogados, juízes, promotores, serventuários e outros operadores do Direito. Trata-se do Lex Plena, criado em parceria com o escritório Hernandez e Ferreira Advogados, que contém a legislação anotada e relacionada, com referências jurisprudenciais.
“A plataforma facilita a vida do operador do Direito com informações atualizadas dia-a-dia. É um livro jurídico disponível na Internet”, explica Rebeka Cunha, gerente de projetos da CIAware. O Lex Plena já tem mais de 1 mil usuários.
O advogado José Rubens Hernandez, um dos idealizadores do projeto, explica que além da consulta on-line da legislação, o Lex Plena permite que sejam inseridos comentários por determinados colaboradores, cujo rol será ampliado à medida que for crescendo a base de usuários: “Trata-se de um verdadeiro vade mecum jurídico on-line, com as principais leis em vigor para consultas em qualquer lugar, a qualquer hora. Isso permite o relacionamento de normas, e a verificação e leitura dos comentários inseridos na base de dados. Como é uma plataforma aberta, qualquer usuário pode acessar as informações disponíveis”.
“”Em comparação com um vade mecum jurídico em papel, a diferença está em que o Lex Plena é atualizado a todo tempo, ao passo que o livro físico já está desatualizado no momento em que é retirado no balcão de uma livraria, sem contar com seu valor, que é elevado”, diz o advogado.
Entre as facilidades que a plataforma oferece, está a comparação do Novo Código de Processo Civil, em vigor desde março de 2016, com o Código anterior, de 1973. E também é possível verificar dispositivos do Código Civil de 1916 com o de 2002: “O sistema permite a comparação de como era e como ficou a norma consultada, podendo ser feita a partir de qualquer dispositivo, como smartphones, tablets ou computador. Basta que o usuário se cadastre no site”, enfatiza Hernandez.
No ar em formato beta, a plataforma deve virar aplicativo em breve. O Lex Plena pode ser acessado no site www.lexplena.com.br.
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 62 empresas instaladas no Parque, sendo: 46 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 11 empreendimentos no Centro de Negócios e 5 na aceleradora SEVNA Seed.
Informações para a Imprensa
Medialink Comunicação – (11) 3817-2131
Raul Fagundes – [email protected]
Ana Cunha – [email protected] | (16) 98152-0398