Assistente virtual faz gestão de estoque em redes varejistas

Desenvolvida pela 5mart, Gaia é adaptável aos sistemas ERPs, aumenta a lucratividade e elimina as perdas de produtos

 

Uma assistente virtual desenvolvida pela 5mart, startup ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, promete revolucionar a gestão de estoque das redes varejistas. A Gaia, como é chamada a plataforma, tem objetivo de identificar padrões de consumo para otimizar os estoques através de um planejamento de vendas e compras mais assertivos, reduzindo rupturas e excesso de produtos.

Baseada em ações entregues em tempo real, a plataforma é capaz de informar aos clientes sobre quais produtos comprar, reabastecer e quais promoções realizar. A plataforma é adaptável “Ela avisa, por mensagem no celular, quais produtos estão acabando, por exemplo, e quais estão próximos do vencimento. Isso permite que a rede possa pensar em ações capazes de minimizar possíveis prejuízos”, enfatiza Tiago Carneiro, CEO da 5mart.

Adaptável aos sistemas ERPs disponíveis no mercado, o funcionamento da plataforma é simples: o gestor cadastra os produtos que chegam à loja com o auxílio do celular. “As informações são inseridas em um banco de dados e processadas por Inteligência Artificial, que realiza mais de 2,2 bilhões de cálculo por segundo. A plataforma aprende sobre o negócio do cliente e sugere ações que devem ser implementadas”, explica.

Implantada há aproximadamente 3 meses em uma rede varejista e de conveniências, a Gaia trouxe resultados animadores. “Atualmente o varejista deixa de ganhar cerca de 12% de tudo o que vende, devido às perdas, que são de diferentes ordens, mas principalmente atrelado à questão da gestão de seus produtos. Com o seu uso, foi possível reduzir em cerca de 20% a compra de produtos repetidos, já disponível em estoque”, diz.

Além de evitar desperdícios e aumentar a lucratividade, a plataforma também contribui para a otimização do tempo da equipe, uma vez que automatiza os processos. “Antes, o gestor precisava fazer o cadastro manual de cada produto, o que fazia com que o tempo dedicado para cada tarefa aumentasse. Agora, com um celular em mãos, isso se torna muito mais prático”, finaliza Tiago Carneiro.

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 81 empresas instaladas no Parque, sendo: 58 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 16 empreendimentos no Centro de Negócios e 7 na aceleradora SEVNA Seed.

Informações para a Imprensa

Medialink Comunicação – (11) 3817-2131

Raul Fagundes – [email protected]

Ana Cunha – [email protected] |  (16) 99322-8972