Arranjo Produtivo Local da Saúde elege nova diretoria

Sob comando de Paulo Garcia de Almeida, gestão tem como objetivo fomentar e impulsionar ainda mais o ecossistema de saúde da região

O Arranjo Produtivo Local das Indústrias da Saúde (APL da Saúde) de Ribeirão Preto e Região está sob nova direção: desde março, Paulo Garcia de Almeida responde pelo cargo de presidente da associação de empresas do setor. A nova gestão, que vai até 2023, tem como objetivo fomentar e impulsionar ainda mais o ecossistema de saúde da região.

“Iniciamos este novo mandato à frente da entidade num momento emblemático. Meu compromisso junto à diretoria é dar continuidade aos trabalhos anteriormente desenvolvidos e colaborar com novos projetos e ações em prol dos associados e do fortalecimento da entidade”, disse Almeida

O novo presidente destacou também que a entidade buscará se tornar um hub de debate e inovação dentro desse ecossistema. Para isso, planeja muitas ações ao longo do seu mandato. “Pretendemos fortalecer os importantes segmentos abrangidos pelo nosso APL da Saúde de Ribeirão de modo a atender as demandas da nossa região metropolitana e divulgar nossa capacidade industrial e científica para o restante do país por meio de diversas ações”, finaliza.

Confira como ficou composta a Diretoria – Gestão 2021/2023:
Diretor-Presidente – Paulo Garcia de Almeida
Vice-presidente – Izaquel Martins Rosa
Diretor de Administração e Finanças – Cláudio Márcio Camiloto
Diretor Técnico – Robson Cardoso

Quem é o novo Diretor Presidente?
Paulo Garcia de Almeida é formado em Química, com Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos e tem 49 anos de atuação profissional, tendo se dedicado, nos últimos 20 anos, à área de saúde animal e saneantes para água de consumo humano, desinfecção hospitalar e indústria alimentícia. Atualmente, é Gerente de Qualidade, Pesquisa & Desenvolvimento & Inovação na Hidrodomi do Brasil.

APL da Saúde de RP
O APL da Saúde de Ribeirão Preto é reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo e engloba empresas dos segmentos de equipamentos médico-hospitalares e odontológicos, saúde animal, fármacos e biotecnologia e cosméticos.
São mais de 200 indústrias na região metropolitana de Ribeirão Preto, que empregam mais de 5 mil pessoas. Há desde micro até grandes empresas, reconhecidas como exportadoras de produtos odontológicos. Na região é possível encontrar de móveis hospitalares a equipamentos de ultrassom, de berços neonatais a softwares de regulação médica, de dermocosméticos a produtos de nutrição animal, de soluções parenterais a perfumaria. A Associação de Empresas do APL da Saúde desenvolve ações comerciais e de capacitação de empresários e colaboradores do setor, atuando em parceria com o Supera Parque e outras entidades de apoio. Os associados contam com descontos em serviços do Centro de Tecnologia do Supera Parque, além de suporte para a escrita de projetos, captação de recursos e questões de propriedade intelectual.
Para conhecer mais sobre o APL de Saúde de Ribeirão ou associar-se, acesse o link: https://www.apldasaude.com.br/.

Arranjo Produtivo Local
Arranjo Produtivo Local é uma concentração geográfica de empresas do mesmo setor que se relacionam entre si. Seu objetivo é contribuir para torná-las mais competitivas no mercado em que atuam.
Para que seja caracterizado um APL, não basta apenas existir um número relevante de empresas de um mesmo setor. É preciso que elas se relacionem entre si e com órgãos públicos e de classe. Isso caracteriza uma governança que pensa em estratégias de desenvolvimento dos setores trazendo os seguintes benefícios: a região se torna referência em negócios; maior oferta de mão de obra qualificada; desenvolve-se um saber coletivo para aquela área de negócios.


SUPERA PARQUE

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 75 empresas instaladas no Parque, sendo: 54 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 21 empreendimentos no Centro de Negócios. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br


Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos

Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]