APL da Saúde de Ribeirão Preto esteve presente na 8ª CBAPL

Angélica Gobbi, gestora executiva da associação, apresentou o APL da Saúde de Ribeirão Preto no Painel “Casos de Sucesso de APLs”

A APL (Arranjo Produtivo Local) da Saúde de Ribeirão Preto e Região, por meio de sua gestora executiva Angélica Gobbi, participou da 8ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais, evento promovido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em novembro, que reuniu representantes de associações de classes, empresários, além de representantes dos governos municipais, estaduais e federal.

O objetivo do encontro foi promover o debate sobre as políticas públicas que contribuem e incentivam o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos. “Foi uma oportunidade para entender como os demais arranjos produtivos se organizam e se desenvolvem. Voltamos da conferência com muitas ideias e novas informações para compartilhar com os nossos associados”, explica Angélica.

Durante o evento, que teve como tema “APLs como Estratégia de Desenvolvimento: das condições necessárias às vantagens competitivas”, a gerente executiva do APL da Saúde apresentou a experiência de Ribeirão Preto, único participante especializado em Saúde. “São aproximadamente 200 empresas que atuam no segmento e estão localizadas na região, responsáveis por gerar mais de 5 mil empregos”, explica.

O APL da Saúde de Ribeirão Preto engloba empresas dos segmentos de equipamentos médico-hospitalares e odontológicos; saúde animal; fármacos e biotecnologia; e cosméticos. Na região é possível encontrar de móveis hospitalares a equipamentos de ultrassom, de berços neonatais a softwares de regulação médica, de dermocosméticos a produtos de nutrição animal, de soluções parenterais a perfumaria.

Arranjos Produtivos Locais (APLs)
De acordo com o MDIC, APLs são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si com outros atores locais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

APL da Saúde
O APL da Indústria da Saúde é uma associação empresarial que tem como objetivo aumentar a competitividade de seus associados. Com aproximadamente 30 empresas associadas de Ribeirão Preto e região, o APL tem o apoio da Fipase, de órgãos do governo de São Paulo, da ABDI, SEBRAE e CIESP.

O APL está organizado em grupos setoriais e desenvolve atividades em áreas como: assuntos regulatórios; compras conjuntas e logística; gestão e qualificação de pessoas; e promoção comercial e eventos.

Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 63 empresas instaladas no Parque, sendo: 43 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 5 na aceleradora SEVNA Seed.


Informações para a Imprensa

Medialink Comunicação – (11) 3817-2131
Raul Fagundes – [email protected]
Ana Cunha – [email protected] | (16) 98152-0398