SUPERA Parque é o órgão executor do projeto, iniciado em janeiro deste ano
Apenas 0,88% das empresas brasileiras vendem para o exterior, segundo o estudo Perfil das Firmas Exportadoras Brasileiras, pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). Apesar de poucas, essa realidade está mudando em Ribeirão Preto e região com a chegada do PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação, oferecido pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e executado em parceria com o SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. O PEIEX tem como propósito qualificar as empresas brasileiras para a exportação, proporcionando a busca por novos mercados. Ao menos 175 empresas ribeirão-pretanas serão qualificadas pelo programa.
Lucas Gerbi, da Legeé, uma empresa de óleos essenciais orgânicos, localizada em Estiva Gerbi (SP), viu uma oportunidade para desenvolver cosméticos a partir de óleos essenciais brasileiros com potenciais medicinais. “Para ajudarmos a exportar esses produtos, buscamos a ApexBrasil. Fizemos o programa e surgiu uma exportação para a Alemanha. Com isso, conseguimos até participar do Programa Exporta Mais Brasil, também da ApexBrasil, com uma rodada de negócios que acontecerá nos próximos dias. Estamos animados com todas essas oportunidades geradas”, contou.
Já Erika Bianchini, da Beijo do Sol, especializada em moda praia, com sede em Ribeirão Preto, ainda não exportou, mas procurou o projeto pensando nessa possibilidade. “É uma grande oportunidade, que vai abrir muitas portas. Uma delas foi a minha participação em uma rodada de negócios em São Paulo com compradores da América Latina. Estamos confiantes”, destaca.
O Gerente do SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia, Eduardo Cicconi, afirma que o PEIEX está alinhado com o propósito do Parque de proporcionar acesso das empresas locais a outros mercados. “Estamos apoiando os negócios de Ribeirão Preto e região para que eles possam ganhar outros países, ampliar sua produção e, assim, aumentar faturamento e, consequentemente, crescer”, explica.
Como participar?
175 empresas de Ribeirão Preto e região serão qualificadas para atuar no comércio internacional graças ao PEIEX. Todo o processo de seleção e capacitação das empresas acontece de acordo com a metodologia da ApexBrasil e a empresa não precisa pagar pelo atendimento.
Os requisitos para as empresas participarem são: ter CNPJ ativo, produto ou serviço com potencial para ser exportado e disponibilidade de tempo para a capacitação. Os empresários que tiverem interesse em participar do programa podem mandar um e-mail para [email protected] informando o desejo de receber a capacitação.
Sobre o PEIEX
PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela ApexBrasil para que sua empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura. O Programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições de ensino (Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação de empresas. Desta forma, profissionais especialistas em comércio exterior orientam os empresários nos caminhos mais adequados para o mercado externo.
Para participar, solicite uma visita da equipe técnica do PEIEX mais próximo ou encaminhe e-mail para [email protected].
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a SUPERA Incubadora de Empresas, o SUPERA Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do SUPERA Centro de Negócios.
Ao todo, são 78 empresas instaladas no Parque, sendo: 51 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 27 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]